Nogueira, Eliete JussaraSturm, Márcia de Fátima DelanholoSturm, Márcia de Fátima Delanholo2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/661A compreensão do cotidiano escolar, cada vez mais, necessita de leituras sobre o mundo contemporâneo, a fim de se entender o quanto as mudanças sociais, políticas e econômicas interferem nas relações entre as pessoas, no ambiente escolar. Para esta dissertação utilizou-se de leituras de Bauman, e do conceito de modernidade e medo líquidos, para os quais o sociólogo justifica o uso do termo líquido dizendo que esses não têm uma forma, ou seja, são fluidos e se moldam conforme o recipiente nos quais estão contidos. Essa propriedade descreve, metaforicamente, o mundo contemporâneo, distinguindo-o de uma sociedade concreta. Nesse cenário em que as incertezas prevalecem, o diretor, na escola, tem que lidar com problemas os quais ainda não têm forma e ou certezas de intervenção. O tema sobre gestão escolar e medo no cotidiano teve como hipótese que as características dos problemas enfrentados por diretores de escola estão ligadas ao contexto do medo líquido contemporâneo. Para investigar o tema, foram realizadas entrevistas com cinco diretores de escolas da rede pública municipal de Sorocaba/SP, cujas unidades atendem ao Ensino Fundamental I e estão localizadas em diferentes regiões da cidade e objetivaram identificar os problemas predominantes de gestão e os medos apontados pelos diretores de escola. Para os diretores entrevistados, os problemas predominantes de gestão e/ou as maiores preocupações, estão relacionados à burocracia, seguidos dos problemas relacionados à manutenção do prédio, do relacionamento interpessoal, assim como a preocupação com a aprendizagem. Quanto à relação do medo referente ao cargo de diretor de escola, os diretores apontaram o medo com relação ao desempenho da função, dos conflitos interpessoais, e do medo disperso. Na análise e discussão dos dados verificou-se que os problemas predominantes de gestão escolar e os medos relatados pelos diretores de escola estão diretamente relacionados às características líquidas do mundo contemporâneo.Understanding the everyday school life increasingly requires readings about the contemporary world in order to understand how the social, political and economic changes, interfere in the relations between people in the school environment. For this thesis was used Bauman readings, and the concept of modern liquid and fear, which justify the use of the sociologist liquid term because it does not have a shape, i.e., are fluid and shape as the container in which are contained, this property metaphorically describes the contemporary world distinguishing from a concrete society. In this scenario where uncertainty prevails, the school principal, has to deal with problems which still has no form and or certainties for an intervention. The issue of school management and fear in daily life, had hypothesized that the characteristics of the problems faced by school principals, are linked to the context of contemporary fear net. To investigate the issue, interviews were held with five school principals in municipal Sorocaba / SP city, whose units meet the elementary school and are located in different regions of the city, and aimed to identify which are the predominant management problems and fears raised by the school principals. For the interviewed principals, the predominant management issues and / or major concerns are related to bureaucracy, followed by the related with building maintenance, interpersonal relationship problems, as well as with learning. Regarding the relationship of fear with the position of school principals, they pointed out the fear regarding the performance of the function, interpersonal conflict, and dispersed fear. In the analysis and discussion of the data it was found that the predominant problems of school management and fears reported by school principals are directly related to the net features of the contemporary world.Administradores escolaresDiretores escolaresEscolas - Organização e administraçãoAmbiente escolarGestão e medo no cotidiano escolar: relatos de diretores de escolaDissertação