Silva, Paulo Celso daCosta, Carlos Alberto Saraiva daCosta, Carlos Alberto Saraiva da2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/714A presente pesquisa visa estudar até que ponto as mídias utilizadas e disponibilizadas por uma empresa auxiliam e contribuem na construção e no relacionamento com clientes. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta na cidade de Sorocaba/SP e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nome fantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Master. A pesquisa destaca os temas: comunicação empresarial, cultura organizacional, mídias, tecnologia da informação e comunicação e relacionamento com clientes, considerando-os relevantes e emergentes, enquadrando-se na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Com embasamento teórico em Paulo Nassar, Maria Alzira Pimenta, Joseph D. Straubhaar, Margarida Maria Krohling Kunsch, Marlene Regina Marchiori, Manuel Castells, Philip Kotler entre outros, e utilizando-se do método estudo de caso, com técnicas e instrumentos de coleta de dados abrangendo a base de clientes; apresenta como as mídias disponibilizadas pela empresa são utilizadas pelos clientes internos e externos, e em especial a TV via Internet. Os resultados encontrados na pesquisa de campo podem causar estranhamento, mas são mais comuns no mundo corporativo do que a maioria das pessoas acredita.This research aims to study the extent to which the media used and made available by a company and help contribute in the construction and customer relationships. Our research, by using a concrete company in the city of Sorocaba / SP and active in the market, is prevented from citing its name or trade name, in being so, we decided to name it Master now. The research highlights the themes: business communication, organizational culture, media, information and communication technology and customer relations, considering them relevant and emerging framing on the line of research Media and Socio-cultural practices of the Master's Program in Communication and Culture the University of Sorocaba. With theoretical background in Paulo Nassar, Maria Alzira Pimenta, Joseph D. Straubhaar, Margarida Maria Krohling Kunsch, Regina Marlene Marchiori, Manuel Castells, Philip Kotler and others, and using the study case method, with techniques and collection of instruments data covering the customer base; It shows how the media made available by the company are used by internal and external customers, especially Internet TV. The results in the field research can cause estrangement, but are most common in the corporate world than most people believe.Comunicação empresarialCultura organizacionalMídia digitalTecnologia da informaçãoComunicação empresarial: a construção de realcionamentos com clientes via mídias digitaisDissertação