Silva, Paulo Celso daAmaral, Luiz Guilherme LeiteAmaral, Luiz Guilherme Leite2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/789Este trabalho tem como tema os processos comunicacionais que envolvem o ritual da missa católica, especialmente para a missa televisiva. A questão que norteia o trabalho busca investigar quais são as diferenças e similitudes entre a missa presencial e televisiva. Sendo assim, a hipótese é a de ser a missa uma mídia, no sentido de um elemento da e para a cultura e um catalizador do processo comunicacional em sua complexidade. O objetivo geral é pensar os processos comunicacionais da missa televisiva sob o escopo as Teorias das Mídias e da Ecologia da Comunicação. Como corpus, elegemos as atas do Concílio Vaticano II da Igreja Católica no tocante aos rituais da missa presencial e televisiva. A metodologia consiste em pesquisas bibliográficas e observatórias a fim de se verificar a aplicação das normas de tais atas nas missas presencial e televisiva e a comparação entre ambas. Conclui-se que a missa televisiva não é apenas técnica/tecnologia, mas um conjunto organizado de situações e rituais preparados para atingir um fim específico, a saber, oferecer ao fiel católico possibilidades de assistir a missa sem o deslocamento espacial com a mesma validação do presencial. A pesquisa indica possíveis alterações e atualizações decorrentes do uso das mídias na vivência do fiel católico.This paper presents the communicational processes involving the rituals of the Catholic mass, especially those broadcasted on television. The question that drives this research seeks to investigate what are the differences and similarities between the mass by attendance and the televised mass. So, the hypothesis is whether the mass is a medium, as being an element from and for the cultural scenario, as well as a catalyst of the communicational process in its complexity. The main goal is to think these communicational processes of the televised mass under the scope of the Media Theories and also the Ecology of Communication. The corpus elected is the Vatican II Council records as they bear written the rituals of the Catholic mass. The methodology consists in bibliographical and observatory researches in order to verify if the rules in such records have been applied and how they are compared between the mass by attendance and the televised mass. We have come to the conclusion that the televised mass is not merely technique/technology, but an organized set of rituals and moments prepared to an specific end, that is, offer to the Catholic believer possibilities to attend a mass without having to commute and yet assuring its validity. This research indicates possible alterations and updates on the use of media in the life of the Catholic believer.Comunicação - Aspectos religiosos - CristianismoComunicação de massa em religiãoComunicação de massa - Aspectos religiosos - Igreja CatólicaTelevisão na religiãoA ecologia da comunicação católica: do sermão à missa de televisãoDissertação