Rostelato-Ferreira, SandroHazenfratz, Bruno FerreiraHazenfratz, Bruno Ferreira2023-06-142023-06-142023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1151https://doi.org/10.22482/dspace/21O presenta trabalho fala sobre o uso de jogos para o ensino dando exemplos de jogos variados como Minecraft que será usado como exemplo no resto do texto. Os objetivos gerais são demonstrar as ferramentas que o jogo Minecraft possui e que podem ser aplicadas no ensino da disciplina de química e os objetivos específicos são entender as ferramentas existentes no jogo Minecraft que são aplicáveis na educação, e demonstrar a aplicação das ferramentas do jogo Minecraft com aplicação no ensino da disciplina de química. Para a pesquisa foram usadas as plataformas Portal de anais UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), Revista Valore (Revista Cientifica da FASF Faculdade Sul Fluminense), ResearchGate, Repositório Universitário da Ânima (RUNA), Repositório Digital Lume (UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Repositório Institucional UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Repositório UFAL (Universidade Federal de Alagoas) nos idiomas de português e inglês e priorizando pesquisas que tivessem a aplicação do jogo Minecraft em sala de aula. São usados exemplos de materiais que podem ser usados no ensino de química e são citados autores que aplicaram o Minecraft em sala de aula junto com gráficos para mostrar como os alunos lidaram com o jogo. É concluído que o jogo Minecraft pode ser usado para o ensino de química e pode ser aplicado em outras matérias dependendo de como o professor conseguir se acostumar com as ferramentas do jogo.The present work talks about the use of games for teaching, giving examples of varied games such as Minecraft, which will be used as an example in the rest of the text. The general objectives are to demonstrate the tools that the Minecraft game has and that can be applied in teaching the discipline of chemistry and the specific objectives are to understand the existing tools in the Minecraft game that are applicable in education, and to demonstrate the application of the Minecraft game tools with application in teaching the discipline of chemistry. For the research, the platforms Portal de Annals UEMS (State University of Mato Grosso do Sul), Valore Magazine (Scientific Magazine of FASF Faculdade Sul Fluminense), ResearchGate, Repositório Universitário da Ânima (RUNA), Repositorio Digital Lume (UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFSC Institutional Repository (Federal University of Santa Catarina) and UFAL Repository (Federal University of Alagoas) in Portuguese and English, prioritizing research that had the application of the Minecraft game in the classroom. Examples of materials that can be used in chemistry teaching are used and authors who applied Minecraft in the classroom are cited along with graphics to show how students dealt with the game. It is concluded that the Minecraft game can be used for teaching chemistry and can be applied in other subjects depending on how the teacher can get used to the game tools.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilQuímica - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCO uso de jogos digitais no ensino de química: explorando o jogo MinecraftMonografia / TCC