Lima, Renata deAlves, Aurea do NascimentoAlves, Aurea do Nascimento2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/805Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, conceitos científicos são apresentados durante o processo de ensino-aprendizagem. Quando ampliadas as oportunidades de conversação e argumentação durante as aulas de Ciências, também se incrementam os procedimentos de raciocínio e habilidade dos estudantes na compreensão dos temas propostos. Este trabalho teve como objetivo principal a busca, avaliação e montagem de experimentos práticos para serem utilizados nas aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a seleção e aplicação dos experimentos, realizou-se uma revisão bibliográfica voltada à utilização de experimentos e atividades lúdicas nas aulas de Ciências, análise do material didático e dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), seleção e teste dos experimentos, elaboração do manual de orientações e montagem da caixa de experimentos. No decorrer dos resultados, observou-se que o material didático segue as propostas e orientações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e diversas metodologias podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com os conteúdos apresentados para o ensino de Ciências, este trabalho idealizou três caixas de experimentos, que foram divididas por nível de ensino (2º ano, 3º ano, 4º e 5º ano) e um manual de orientações para cada uma das caixas, com o intuito de auxiliar o professor na execução dos experimentos propostos. A caixa modelo, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, contêm experimentos de fácil aplicação que podem ser realizados na própria sala de aula, sem a utilização de um laboratório. A partir da problemática apontada e avaliada por este trabalho, conclui-se que os subsídios necessários para aplicação de práticas durante as aulas de Ciências estão à disposição para consultas e o material didático apresenta orientações que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, diversificando as estratégias pedagógicas. A existência de orientações metodológicas e de diversos recursos não exclui a necessidade de um material facilitador, que auxilie o trabalho do professor na aplicação de atividades práticas nas aulas de Ciências. A montagem das caixas de experimentos pode contribuir como metodologia alternativa para as aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.In the early grades of elementary school, scientific concepts are presented during the teaching-learning process. When expanded the conversation and the argumentation opportunities during science classes, also are increased the reasoning procedures and ability of the students in understanding the proposed themes. This work had as main objective the search, assessment and assembly of pratical experiments to be used in science classes in the early grades of elementary school. For the selection and application of experiments, carried out a literature review focused to the use of playful experiments and activities in science classes, analysis of the educational materials and of the PCNs (National Curricular Parameters), selection and testing of experiments, preparation of operating guidelines and mounting experimental box. During the results, it was observed that the teaching material follows the proposals and guidelines of the PCNs (National Curricular Parameters) and various methodologies can be used in the teaching-learning process. According to the contents presented to the teaching of science, this work idealized three boxes of experiments, which were divided by grade level (2nd year, 3rd year, 4th and 5th year) and a manual of guidelines for each of the boxes, in order to help the teacher in the implementation of the proposed experiments. The model box, destined to the 2nd year of elementary school, contain experiments of easy application that can be performed in the classroom itself, without the use of a laboratory. From the problems pointed out and evaluated by this study, come to the conclusion that the subsidies needed for the application of practices during science lessons are available for consultation and courseware provides guidance to assist the process of teaching and learning, diversifying teaching strategies. The existence of methodological guidance and various resources does not rule out the need of a facilitator material, that assists the work of the teacher into the application of practical activities in science classes. The assembly of experiments boxes can contribute as an alternative methodology for science classes in the early grades of elementary school.Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoCiência - ExperiênciasPrática de ensinoAvaliação de experimentos práticos para o ensino de ciências no ensino fundamental e montagem de caixa de proposta de atividadesDissertação