Pinto, Rafael Ângelo BunhiSouza, Maria Aparecida SiqueiraSouza, Maria Aparecida Siqueira2024-09-132024-09-132023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1696https://doi.org/10.22482/dspace/272Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação Superior do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata do ensino da contabilidade nos cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, de Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba. Nos últimos tempos, as ciências contábeis têm passado por grandes transformações, forçando o profissional contábil a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas burocrática para a compreensão de uma formação gerencial. Dentre as demandas que surgiram para a transformação da profissão do Contador, a Revolução 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como os cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, oferecidos por Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba estão abordando em seus Projetos Pedagógicos a questão da Revolução 4.0 no que se relaciona à contabilidade. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) das Instituições selecionadas no recorte desta pesquisa. O resultado esperado no final da pesquisa é o conhecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos presenciais de Ciências Contábeis das IES da Região Metropolitana de Sorocaba, principalmente no que se relaciona à formação ou não dos estudantes no que se refere às inovações advindas da Revolução 4.0.This dissertation, linked to the Higher Education research line of the Postgraduate Program in Education, at the University of Sorocaba, deals with the teaching of accounting in face-to-face courses in Accounting Sciences, bachelor’s degree, at Higher Education Institutions in the Metropolitan Region of Sorocaba. In recent times, accounting sciences have undergone significant transformations, forcing the accounting professional to meet new demands that go beyond a bureaucratic performance to the understanding of managerial training. Among the demands that emerged for the transformation of the accounting profession, Revolution 4.0 is one of those that caused the greatest impact and is in vogue. In this context, this research has the general objective of verifying how face-to-face courses in Accounting Sciences, bachelor's degree, offered by Higher Education Institutions in the Metropolitan Region of Sorocaba are approaching in their Pedagogical Projects on the issue of Revolution 4.0 in relation to accounting. In terms of the methodological aspects, regarding its approach, this research is qualitative, and regarding procedures, it uses bibliographical research, at the first moment, through a survey of articles, theses and dissertations related to the thematic, and in a second moment of the documental analysis carried out in the Course Pedagogical Projects (PPC’s) of the Institutions selected in the scope of this research. The expected result at the end of the research is the knowledge of the Pedagogical Projects of the face-to-face accounting courses of the HEIs in the Metropolitan Region of Sorocaba, mainly in relation to the training or not of the students regarding the innovations arising from the Revolution 4.0.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilContabilidade - Estudo e ensinoEnsino superior - Sorocaba, Região Metropolitana de (SP)Inovações tecnológicasO ensino superior de contabilidade diante da revolução 4.0: um estudo na região metropolitana de SorocabaDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação