Romaguera, Alda Regina TogniniRezende, Ana RosaRezende, Ana Rosa2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/757Esta dissertação objetivou mapear as teses e dissertações dos pesquisadores do PPGE UNISO, no período de 1998 a 2015, relacionadas à etapa da educação infantil. Adotou como referencial teórico, autores que discutem a complexidade do cotidiano escolar e os estudos de Souza Santos. Utilizou o suporte da sociologia das ausências e da sociologia das emergências, para analisar as pesquisas. Com este referencial, foi possível verificar nas pesquisas, que o cotidiano escolar da educação infantil apresenta experiências plurais e concretas, com potencial emancipatório.This dissertation aims to map the PPGE UNISO researcher’s thesis and dissertations between 1998 and 2015, related to the children’s education stage. Embraced as a theoretical basis, authors that discuss the complexity of school routine and the studies of Souza Santos. It used the support of absences sociology and of emergencies sociology to analyze the researches. With this theoretical basis, it was possible to verify on the researches that the school routine presents plural and concrete experiences with an emancipatory potential.Educação de criançasAmbiente escolarTesesEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)A educação infantil como universo de pesquisa: teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso (1998-2015)Dissertação