Barreira, Luiz CarlosCammarano González, Jorge LuísOliveira, Ana CéliaOliveira, Ana Célia2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/308Este trabalho de pesquisa visa caracterizar o perfil sócio-econômico do corpo discente do Grupo Escolar Municipal Noturno de Sorocaba, SP, criado para o Ensino de Jovens e adultos trabalhadores. O período estudado foi delimitado entre 1937, data da criação da instituição, e o ano de 1945. Neste período encontram-se os primeiros registros nos livros de matrículas relativos ao corpo discente da referida instituição e cuja análise é desenvolvida na presente pesquisa tendo como base documentos escritos, fotos, relatos orais, coleta, tabulação de dados estatísticos além de parcela relevante da produção historiográfica desenvolvida por historiadores de Sorocaba. Trata-se de esboçar a trajetória da história da instituição, bem como a caracterização do perfil de seu corpo discente dentro do contexto sócio-político e econômico da sociedade sorocabana no referido período. Esta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa “Instituição Escolar: história, política e prática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, cuja área de concentração é ”Educação Escolar”. Palavras-chaves: Sorocaba, história, educação, grupo escolar, perfil sócioeconômico, corpo discente.This work of research aims to characterize the social economic profile of the student staff of the “Grupo Escolar Municipal Noturno de Sorocaba”, SP, created for young and adults. The studied period was delimited between 1937 , date of the creation of the institution and the year of 1945. In this period the first registers, in relative books of school registrations the student staff of the related institution meet whose analysis is developed in the searched gift. Documents on the basis of written, photos, stories, collect statistical date beyond, excellent parcel of the historiography production developed by historians of Sorocaba. It is treated to sketch the trajectory of the history of the institution as well as the characterization of the profile its student staff inside of the social political and economic context of the sorocabana society in the related period. This work of research associates with the research line “School Institution: history, practical politics and the Program of Pós-Graduation in Education of the University of Sorocaba, whose area of concentrations is school Education.” Keys words: Sorocaba; history; education; pertaining school group; parties economic profile, student staff.Escolas noturnas - História - Sorocaba (SP)Instituições escolares - HistóriaGrupo escolar municipal noturno de Sorocaba: (1937-1945)Dissertação