Silva, Paulo Celso daMarangon, Cláudio Henrique RodriguesMarangon, Cláudio Henrique Rodrigues2024-06-112024-06-112011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1482Entender a cidade na perspectiva da comunicação e sua vinculação à vida urbana éuma das tendências dos estudos urbanos, da comunicação e da cultura. O ambiente urbano, repleto de signos, comunica-se de diversas formas, às vezes direta e objetivamente como é o caso dos painéis, outdoors, cartazes entre outros e, às vezes, indireta e casualmente como é o caso da arquitetura, do paisagismo, das pessoas, dos veículos, enfim, tudo o que está presente no espaço urbano também são formas de comunicação. A priori, pode-se dizer que alterando a forma da cidade, indiretamente, seu conteúdo também será modificado implicando em uma comunicação diferenciada e com propósitos específicos, conforme os atores que intervêm nessa mudança. Na última década, a cidade de Sorocaba-SP vem modificando sua paisagem urbana através da implantação de uma rede de ciclovias, inseridas dentro do Plano Cicloviário Sorocabano. Com a proposta de interligar as principais avenidas da cidade através das ciclovias, o poder público investiu – e ainda investe – em ações para divulgar e incentivar o uso da bicicleta na cidade. O objetivo deste trabalho é compreender a cidade como um espaço comunicacional e avaliar o papel das ciclovias implantadas na cidade de Sorocaba-SP. Para tanto, realizou-se revisão da literatura sobre os temas, coleta de dados – registros fotográficos – das ciclovias e de seu entorno, os quais serão analisados também através da semiótica de Peirce. Assim a cidade é compreendida como um sistema complexo de signos que deve ser analisado e entendido através da dinâmica de seus ambientes. Em decorrência das modificações ocorridas na paisagem urbana da cidade de Sorocaba, ocorreram mudanças nos modos de relacionamento dos seus habitantes com este novo espaço, produzindo novos usos, aquisição de novos hábitos; permitindo um novo olhar para a cidade; possibilitando novas relações. Além de serem reveladoras do significado social, da função, da história do lugar com que divide o espaço. Cristaliza, enfim, novas relações sociais, novas práticas culturais e a construção ou (re) significação da imagem da cidade.To understand the city from the communication’s perspective and the linkage to the urban life is one of the tendencies of the urban study, communication and culture. The urban environment, full of signs, communicate in many different ways, sometimes directly and objectively, like billboards and sometimes indirectly and casual like the architecture, landscaping, people, vehicles, and so on, ultimately everything that is present in the urban space are also a way of communication. At first, it could be said that modifying the form of the city, indirectly, its content will also be modified causing a different way of communication and with specific goals, according with the actors that interfere on that modification. In the last decade, the city of Sorocaba-SP has been modifying its urban landscape by building a network of bike lane, created within the “Plano Cicloviario Sorocabano”. With the proposal to connect the main roads of the city with the bike lanes, the public power has invested – and still does – in stocks to publicize and incentive the use of bikes in the city. The objective of this essay is to understand the city as a communicational space and evaluate the bike lanes that have been implemented in the city of Sorocaba-SP. For that, a review of the literature about the themes, data collection – photo registries - has been done about the bike lanes and its effuse, which will be analyzed through Pierce’s semiotics. This way the city is comprehended as a complex system of signs which must be analyzed and understood through its ambient dynamics. Through the modifications that happened on the urban landscape of the city of Sorocaba-SP, changes have happened on the relationship between the inhabitants and this new space, producing new types of use, acquisition of new habits; allowing a new look to the city; allowing new relations. Besides being a revealer of the social meaning, of the function, of the history of the place that it shares space. Crystallize, at last, new social relations, new cultural practices and construction or meaning of the city’s image.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSociologia urbanaComunicação de massa – Sorocaba (SP) - Aspectos sociaisComunicação visual – Sorocaba (SP)Ciclovia e comunicação: uma contribuição para ressignificar a imagem de SorocabaDissertação