Bonvino, Marco Aurélio SerafimSantos, Guilherme Henrique Barros dosSantos, Guilherme Henrique Barros dosVilanova, Islaine da SilvaVilanova, Islaine da SilvaVenancio, Sarah Hannah CarrielVenancio, Sarah Hannah Carriel2024-05-232024-05-232023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1446https://doi.org/10.22482/dspace/146Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão cerebral primária que gera limitações nas atividades de vida diária (AVD´s) e distúrbios músculoesqueléticos secundários. A terapia por realidade virtual (RV) com a evolução da tecnologia tem se mostrado efetiva no tratamento de crianças e adolescentes com PC. Objetivo: Esse estudo busca verificar se a terapia de RV associada a intervenções fisioterapêuticas pode proporcionar ganhos motores em crianças e adolescentes com PC. Materiais e Métodos: Este trabalho é uma revisão sistemática com o intuito de analisar se a realidade virtual associada com intervenções fisioterapêuticas apresentam resultados mais satisfatórios na melhora da função motora desses pacientes em relação a intervenção fisioterapêutica isolada. A pesquisa foi realizada entre agosto e novembro de 2023 e envolveu uma pesquisa em três bases de dados sobre o tema sendo encontrados 74 estudos e após a seleção foram utilizados 3 estudos nesta revisão. Resultados e Discussão: Os três estudos selecionados investigaram o uso da realidade virtual na melhoria da função motora em crianças e adolescentes com paralisia cerebral como na coordenação, força muscular e na marcha. Conclusão: A Realidade Virtual associada com outras intervenções fisioterapêuticas são capazes de estimular o aprendizado motor nas crianças e adolescentes com paralisia cerebral melhorando o seu desempenho.Introduction: Cerebral palsy (CP) is a primary brain injury that leads to limitations in activities of daily living (ADLs) and secondary musculoskeletal disorders. Virtual reality (VR) therapy has been shown to be effective in the treatment of children and adolescents with CP with the development of technology. Objective: This study seeks to verify whether VR therapy associated with physiotherapeutic interventions can provide motor gains in children and adolescents with CP. Materials and Methods: This work is a systematic review in order to analyze whether virtual reality associated with physical therapy interventions have more satisfactory results in improving the motor function of these patients in relation to isolated physical therapy intervention. The research was carried out between August and November 2023 and involved a search in three databases on the topic, finding 74 studies and after selection, 3 studies were used in this review. Results and Discussion: The three selected studies investigated the use of virtual reality in improving motor function in children and adolescents with cerebral palsy such as coordination, muscle strength and gait. Conclusion: Virtual reality associated with other physiotherapeutic interventions, are able to stimulate motor learning in children and adolescents with cerebral palsy improving their performance.Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilFisioterapia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCEfeitos da realidade virtual em diferentes condições clínicas no tratamento de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: revisão sistemáticaMonografia / TCC