Silva, Paulo Celso daMendonça, Paulo Ricardo deMendonça, Paulo Ricardo de2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/398Sorocaba vem a cada dia se destacando na esfera estadual e federal. É, sem dúvida, uma das cidades que mais crescem no Brasil em termos industriais, somando-se aproximadamente 1700 instaladas em 2009. Neste contexto, vários tópicos são importantes. Neste trabalho foi abordado o papel da comunicação na cultura ambiental das indústrias da cidade, traçando um paralelo da importância e influência da comunicação local na mudança da cultura ambiental das indústrias. Hoje com a globalização, as redes de comunicação e satélites nos transmitem informações sobre os acontecimentos no mundo inteiro e em tempo real - a velocidade é a palavra da vez. Esta comunicação nos permite tomar conhecimento sobre problemas diversos e dentre eles os de conotação ambiental, envolvendo o homem e a natureza em nossa cidade e no mundo. A questão da comunicação bem como da cultura ambiental foram estudadas através de pesquisa quantitativa de campo, buscando demonstrar, através de indicadores específicos, o cenário comparativo da cidade em 2005 e 2009. O resultado é bastante expressivo, demonstrando um aumento de 13% em apenas 4 anos, do número de empresas com Sistema de Gestão Ambiental. Também nesta pesquisa, as indústrias externaram a importância da comunicação na alteração do modo de pensar e de guiar as estratégias de conduta, perante as questões ambientais. Cerca de 84% ratificaram esta importância.The city of Sorocaba has been standing out regionally and nationally day by day. It is undoubtedly one of the most growing cities industry wise, with a total of about 1700 industries in 2009. Hence the importance of many issues. This work will deal with the role of industries environmental culture of the city creating a parallel with the importance and the influence of local communication in the industry environmental culture. With the globalization nowadays, the satellites and communication nets bring us information from all over the world in real time - speed is the word of order. This communication allows us to know about a variety of problems including the ones regarding the environment, involving men and nature in our city and in the world. Both issues of communication and environmental culture were studied through an index field research trying to demonstrate a comparative scenario of the city in 2005 and 2009. The result speaks for itself demonstrating a 13% raise in only 4 years. The industries also state the necessity of the communication when it comes to changing the thoughts and behavior strategies regarding the environment. 84% of all companies say it`s critical.ComunicaçãoMeio ambienteGestão ambientalIndústrias - Aspectos ambientais - Sorocaba (SP)O papel da comunicação na cultura ambiental das indústrias de SorocabaDissertação