Nogueira, Eliete JussaraTuani, MarceloTuani, Marcelo2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/468A educação de jovens e adultos (EJA), a redução do analfabetismo, ainda é em nosso país uma meta a se atingir. O tema envolve questões políticas, econômicas e sociais, presentes desde muito tempo na história da educação brasileira. Essa dissertação discute a EJA, sob enfoque do trabalho docente no ensino médio. Teve como objetivo identificar características sobre a formação inicial e continuada dos professores, assim como as condições cotidianas da docência. Dados sobre a jornada de trabalho, carga horária, materiais e relações interpessoais foram coletados por entrevistas individuais com oito professores, com formação em licenciatura plena e experiência na modalidade da educação de jovens e adultos. Os resultados apontam para um acúmulo de funções com professores trabalhando em mais de uma escola, em jornada de três períodos. Relatam dificuldade em adquirir material específico e acabam por utilizar o mesmo do ensino médio regular, embora conscientes da população diversificada dos alunos em EJA. Ressaltaram o bom relacionamento com os alunos, mesmo com problemas de defasagem pelo muito tempo que os alunos ficam sem estudar.The youth and adult education (EJA) the reduction of the illiteracy, is still in our country a goal to achieve. The theme involves politic, economic and social issues, which are present since a long time in Brazilian education history. This dissertation discusses the EJA, under the focus of the teacher’s work in high school. Its objective was to identify characteristics about the initial and continued formation of the teachers, as well as the daily conditions of the teaching. Data about the work journey, workload, materials and interpersonal relationships were collected from individual interviews with eight teachers, graduated in teaching degree and with experience in the education of youths and adults modality. The results point to an accumulation of functions with teachers working in more than one school, in journeys of three periods. They relate difficulty to acquire specific material and end up using the same of the regular high school, although aware about the diversified population of students in EJA. They emphasized the nice relationship with the students although with the problem of delay due to the long time that the students remained without studying.Educação de adultos - BrasilEnsino médio - BrasilProfessores - FormaçãoPrática de ensinoA educação de jovens e adultos no ensino médio: um estudo sobre as condições do trabalho docenteDissertação