Soares, Maria Lúcia de AmorimForamiglio, Maria Cristiane MunhozForamiglio, Maria Cristiane Munhoz2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/263A present dissertação tem como objetivo indicar alguns pontos que revelam a importáncia de se experienciar o diálogo com oS alunos na Educação de Jovens Adultos-EJA, para a construção do conhecimento. Enquanto professora pesquisadora da própria prática, analisei como a ação pedagógica do diálogo pode levar os alunos da EJA a uma transformação pessoal. Os alicerces do diálogo referido encontram o corne na proposta social politica do filósofo Martin Buber. que entende 0 homem como um ser essencialmente relacional. Os resultados alcançados através da pesquisa em questão permitem dizer que as relações inter-humanas criam intercambio social na sala de aula, favorecendo uma comunicação perfeita entre os participantes de um diálogo autêntico. A franqueza de pensamentos desperta assim a chave que abre o auto conhecimento, através das expoctativas gorais dos alunos com rolação ao ostudo; da interação das relações intor-humanas om sala de aula; da reflexão sobre os valores sociais no grupo e do despertar do olhar crítico. Todo o proposto vai ao encontro de Buber quando afirma que o homem necessita viver no mundo do tu e não no mundo do isso. Ao viver no mundo do isso o homem deixa de ser Homem. E através da educação escolar, via EJA, que jovens e adultos podem chegar a compreensão do homem como um ser-com-o- outro. chegar à idéia de comunidade como a estrutura sócio-politica que melhor permite ao homem realizar a sua natureza relacional.The present essay has the objective to indicate some points, which reveal the importance of experiencing the dialog with the students in the Education of Yongs and Adults aiming the knowledge's construction. Nevertheless, as a teacher and a researcher of my own practice, I studied how the pedagogic action of the dialog can conduct the students of the Education of Yongs and Adults to a personal transformation. The frames os the dialog mentioned meet the heart in the social and political proposal of the philosopher Martin Buber, whom understand the mankind as an assentially relational being. The results acquired based on the present research allow us to conclude that the inter-human relationship creates a social interchange in the classroom, favoring a perfect communication with the participants of an authentic dialog. The thought's sincerity turned the key that opens the door to the enlightenment, through the expectance of the students in relation with the studies; from the interaction of the inter-human relationship in the classroom; from the reflection of personal values in the group, and from the wakening moment. The whole proposal confronts with Buber, when he affirms that the man needs to live in the worid of "You" and not in the world of "This". While living in the world of "this" the man stops to be part of the humankind. It is with scholar education, through the Education of Yongs and Adults, that they can achieve the comprehension of the mankind as a being with another, and reach the idea of community as a socio-political structure, which better allows themankind to accomplish its own relational nature.Educação de jovens e adultosEducação - FilosofiaPsicologia educacionalExperienciar o diálogo: uma ação pedagógica na educação de jovens e adultosDissertação