Grohs, Ana Cristina da Costa PilettiSilva, Ana Julia Castilho daSilva, Ana Julia Castilho daLera, Beatriz CardosoLera, Beatriz CardosoSilvestre, Bianca FernandaSilvestre, Bianca FernandaOliveira, Bruna Cristina deOliveira, Bruna Cristina deTavares, Leticia AraujoTavares, Leticia AraujoMigorança, RebecaMigorança, Rebeca2023-06-122023-06-122020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1135O presente trabalho apresenta o Projeto de Relações Públicas desenvolvido para o restaurante Ranchinho do Turquinho. Teve-se como objetivo identificar lacunas na área da comunicação, bem como entender as suas necessidades mercadológicas e institucionais e, consequentemente, propor um Plano de Relações Públicas com o intuito de melhorar o relacionamento com os seus públicos por meio da Comunicação Dirigida. Para isso, inicialmente, buscou-se conhecer a organização e analisar os seus públicos, a partir da perspectiva de Lucien Matrat (apud SIMÕES, 1995). Em seguida, estudou-se as tendências do macroambiente em que a organização está inserida e por fim, realizou-se uma pesquisa de opinião com as pessoas que frequentam o local para identificar o perfil de seus consumidores e entender os motivos pelos quais o escolhem. Os resultados obtidos contribuíram para a realização do diagnóstico, mapa estratégico e o desenvolvimento das ações de comunicação e relações públicas, articulando a teoria e a prática.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRelações Públicas - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCProjeto experimental de relações públicas para a organização Ranchinho do TurquinhoMonografia / TCC