Almeida, Jane Soares deGomes, Denise LemosGomes, Denise Lemos2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/695O objetivo desta tese é analisar o papel do inspetor de ensino no período de 1919 a 1950, focando a dualidade de sua ação: fiscalizadora ou orientadora. A investigação foi realizada por meio da análise dos Termos de Visita dos inspetores no período de 1919 a 1950, do Grupo Escolar Senador Vergueiro, na cidade de Sorocaba, São Paulo. Para contextualizar o estudo, foi feito um levantamento bibliográfico da História da Educação Brasileira desde 1549. Verificou- -se, no processo de construção do trabalho, que, embora a função não existisse explicitamente, a ação inspetora esteve presente ao longo dos tempos, porém diluída em outros papéis.The objective of this research was to analyze the school inspectors’function in the period from 1919 to 1950, focusing on the duality of their action: supervising or guiding. The research was conducted by analyzing the Terms of Visitation made by the inspectors in the period from 1919 to 1950, of the School Group “Senador Vergueiro” in the city of Sorocaba, São Paulo, Brazil. To contextualize this study, a bibliographical survey of the History of Brazilian Education since 1549 was made. In the development of the work, it was notice that, although the function did not exist explicitly, the inspectors’ action was present throughout time, however diluted in other roles.Supervisão escolar - História - BrasilSupervisores escolares - BrasilEducação - História - Sorocaba (SP)A ação inspetora no Brasil ao longo da história da educação: análise dos termos de visita do Grupo Escolar Senador Vergueiro (1919-1950)Tese