Rostelato-Ferreira, SandroFrança, Isabella RibeiroFrança, Isabella Ribeiro2023-04-272023-04-272022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/113A pele é o maior órgão do corpo humano funcionando como barreira. No entanto, dependendo de vários fatores, pode ser vulnerável a alguns agentes, como infecções, alergias e traumas. A propriedade de barreira (defesa) da pele varia com a espessura, a permeabilidade, o local anatômico, o meio ambiente e a capacidade desta a reagir imunologicamente. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo de mercado, com hidratantes faciais, para identificar a presença de substâncias alergênicas e/ou sensibilizantes a pele e o custo financeiro para as diferentes marcas, com o fim de identificar se o custo de mercado significa grandes diferenças de formulações. O custo dos ingredientes cosméticos é um fator muito importante na sua comercialização. Como resultado, a indústria ainda usa ingredientes mais baratos. O custo dos cosméticos é influenciado por vários fatores, incluindo o custo da matéria prima utilizada, os custos de produção, entrega e comercialização dos produtos. Do total pesquisado (n=60), 90% dos produtos (n= 54) apresentaram algum dos alérgenos pesquisados e descritos no desenvolvimento deste trabalho. O alérgeno mais frequente encontrado foram as fragrâncias (n= 35; 58,3%). O conservante mais frequente foi o fenoxietanol (n= 33; 55%), seguido pelo propilenoglicol (n= 20; 33,3%) e pelos parabenos (n= 14; 23,3%). Os menos frequentes encontrados foram os liberadores de formaldeído (n= 11; 18,3%), as isotiazolinonas (n= 8; 13,3%) e, por fim, a trietanolamina (n= 7; 11,6%)The skin is the largest organ in the human body functioning as a barrier. However, depending on several factors, it may be vulnerable to some agents, such as infections, allergies, and trauma. The barrier property of the skin varies with thickness, permeability, anatomical site, environment, and the ability of the skin to react immunologically. The objective of the present paper is to carry out a market study, with facial moisturizers, to identify the presence of allergenic and/or skin sensitizing substances and the financial cost for the different brands, to identify whether the market cost means big differences in formulations. The cost of cosmetic ingredients is an important factor in their marketing. As a result, the industry still uses cheaper ingredients. The cost of cosmetics is influenced by several factors, including the cost of the raw material used, the production, delivery, and marketing costs of the products. Of the products researched (n= 60), 90% of the products (n= 54) had some of the allergens researched and described in the development of this paper. The most frequent allergen found was fragrances (n= 35; 58,3%). The most frequent preservative was phenoxyethanol (n= 33; 55%), followed by propylene glycol (n= 20; 33,3%) and parabens (n= 14; 23,3%). The least frequents were formaldehyde releasers (n= 11; 18,3%), isothiazolinones (n= 8; 13,3%) and triethanolamine (n= 7; 11,6%).Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFarmácia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCSensibilizantes e alérgenos em hidratantes faciais no mercado brasileiro: estudo de formulaçãoMonografia / TCC