Arouca, Lucila SchwantesDigiampietri, Edson AntonioDigiampietri, Edson Antonio2023-05-092023-05-091999https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/238Este trabalho pretende (re)estudar a evasão escolar, problema antigo persistent em nosso sistema educacional. Embora a maioria dos estudos sobre o abandono escolar tenha sido feita em nivel da primeira série da antiga escola primária e depois da escola de primeiro grau, aqui a questão é analisada como um todo, destacando-se a sua ocorrência da quinta oitava série do atual ensino fundamental Considera-se como evadido aluno que abandona os estudos no decorrer do período letivo também aquele que, mesmo tendo concluido uma série. não mais retorna ou fica afastado por um mais Na primeira parte apresentam-se números sobre promoção, retenção evasão para que se possa ter uma visão geral do tema em análise. Na segunda parte citam-se artigos da Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases e do Estatuto da Criança do Adolescente que se relacionam com assunto. Na terceira parte mostram-se causas que normalmente têm sido apontadas como as que levam os alunos abandonarem seus estudos. Na quarta parte revelam-se os resultados obtidos da pesquisa que o autor realizou com pessoas que abandonaram os estudos. Na quinta parte, analisam-se ações que tem sido desencadeadas na tentativa de solucionar o problema. Ao término de cada divisão oferece-se uma conclusão parcial referente às averiguações ali realizadas. Na conclusão final, resgatam-se conclusões parciais e procura-se destacar os aspectos mais relevantes.The main objective of this work is to study once more an old and recurrent problem involving our educational system: school dropping out. Althoug most of the studies about the subject have focused only on the first grade of the former "primary school", afterwards called "first degree school", the issue here is analyzed as a whole, emphasizing its occurrence among students from fifth to eighth grades of what is known nowadays as "fundamental teaching schools*(= elementary schools). We consider as a dropout that student who abandons his studies without finishing a school term and also that one, who, even having completed a whole school term doens t return for the next one or stays away from school for a year or for a longer period. This work is divided into five sections. The first presents statistics about promotion, failure and dropping out for an overwiew of the subject to be analyzed. The second mentions pertinent articles from the Brazilian Federal Constitution, the LDB (Brazilian supreme educational law) and from the Children and Adolescent Statute. The third section shows the causes which have normally been appointed as those leading to students' dropping out. The author carried out a research with school dropouts and shows the results in the fourth section. The fifth and last section of the work analyzes the actions that have been taken in order to solve the problem At the end of each section the author offers a partial conclusion about the subject therein studied. At the final conclusion, goes back to some of the partial ones, trying to emphasize their most relevant aspects.Evasão escolarA evasão escolar na rota de suas possíveis causas e na busca de soluçõesDissertação