Romaguera, Alda Regina TogniniVieira, Samuel AntonioVieira, Samuel Antonio2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/970Esta dissertação se desenvolve a partir do percurso pedagógico do professorpesquisador do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, no estado de São Paulo, com alunos ingressantes no primeiro semestre de 2019, que cursaram os três primeiros semestres nas seguintes disciplinas profissionalizantes: Fundamentos da Tecnologia da Informação, Linguagens de Programação e Banco de Dados. A pesquisa se baseia na observação e reflexões sobre a dimensão estética na educação, que utilizam as tecnologias da informação e comunicação em seu cotidiano, dentro e fora da instituição de ensino. Objetiva-se analisar os dados coletados e refletir sobre práticas pedagógicas próximas à realidade desses educandos. Para tanto, obras de Bauman e Guattari oferecem apoio teórico para entendermos a era pós-moderna e a cultura consumista dentro de uma sociedade deteriorada. O professor-pesquisador dialoga com pensamentos de filósofos da Educação, como Goergen, Freire e Gallo, visando fundamentar suas reflexões sobre a Estética na Educação e suas dimensões humanas. Assim, pretendese pensar práticas libertadoras, democráticas e mais próximas do cotidiano do educando, buscando conexões que lhes permitam criar seus próprios rizomas. O professor-pesquisador, imerso no ambiente estudado, investiga caminhos para melhorar sua prática profissional, constituindo, assim, uma pesquisa participante. Neste sentido, abrem-se novas conexões para o conhecimento, que resultam de práticas pedagógicas que incluem as experiências prévias dos educandos.This dissertation develops from the pedagogical path of the professor-researcher of the course in Information Technology Management at the College of Technology of Tatuí, in the state of São Paulo, with students entering the first semester of 2019, who attended the first three semesters. in the following professional disciplines: Fundamentals of Information Technology, Programming Languages and Database Systems. The research is based on observation and reflections on the aesthetic dimension in education, inside and outside the educational institution. The objective is to analyze the data collected and reflect on pedagogical practices close to the reality of these students. To this end, works by Bauman and Guattari offer theoretical support for understanding the postmodern era and consumerist culture within a deteriorated society. The professor-researcher dialogues with the thoughts of Education philosophers, such as Goergen, Freire and Gallo, aiming to base his reflections on Aesthetics in Education and its human dimensions. Thus, we intend to think about liberating, democratic practices that are closer to the daily life of the student, looking for connections that allow them to create their own rhizomes. The professorresearcher, immersed in the studied environment, investigates ways to improve his professional practice, thus constituting a participatory research. In this sense, new connections for knowledge are opened, which results from pedagogical practices that include the students' previous experiences.Prática de ensinoProfessores de ensino técnicoProfessores universitáriosTecnologia da informação - Estudo e ensinoEnsino técnico - Tatuí (SP)Ensino superior - Tatuí (SP)Experiências pensadas no cotidiano escolar: práticas docentes no curso de gestão de T.I. da Fatec TatuíDissertação