Santos, Tarcyanie CajueiroSoares, Fernanda BrugnerottoSoares, Fernanda Brugnerotto2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/924Este projeto está inserido na Linha de Pesquisa Mídia e Processos Socioculturais e tem como objetivo geral identificar e analisar os instrumentos de comunicação institucional utilizados pela Câmara Municipal de Sorocaba para a promoção das audiências públicas no ano de 2018. Tem como objetivos específicos: definir audiências públicas e suas características; entender a comunicação do poder Legislativo à luz da Comunicação Pública; e identificar na estrutura de comunicação da Câmara, quais são e como são utilizados os instrumentos de comunicação institucional utilizadas pela organização para promoção das audiências públicas em 2018. Ao considerarmos audiência pública como um instrumento de participação popular e de comunicação entre a população e a administração pública, apresentamos seu conceito e características baseados em estudos jurídicos, cuja principal base é do jurista argentino Agustin Gordillo. Como base teórica de comunicação pública, temos a contribuição de Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elisabeth Brandão e Heloiza Matos. Tem por metodologia o levantamento de informações e análise documental por meio de pesquisa na internet no portal e redes sociais da Câmara, unida à pesquisa bibliográfica sobre os temas acima citados. Como resultados, identificamos a utilização de nove instrumentos de comunicação desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Institucional da Câmara de Sorocaba para a promoção das audiências públicas realizadas no ano de 2018 e a necessidade da revisão de padrões de procedimentos para o uso dos instrumentos identificados, para possibilitar maior acesso da população às informações relacionadas aos eventos em questãoThis project is part of the Media and Sociocultural Processes Research Line and its general objective is to identify and analyze the institutional communication tools used by the Sorocaba Chamber for the promotion of public hearings in the year 2018. Its specific objectives are: to define public hearings and their characteristics; understand the communication of the Legislative power in the light of the Public Communication; and identify in the communication structure of the Chamber, what are and how are used the institutional communication tools used by the organization to promote public hearings in 2018. When we consider public hearing as an instrument of popular participation and communication between the population and the administration public, we present its concept and characteristics based on juridical studies, whose main base is the argentine jurist Agustin Gordillo. As a theoretical basis for public communication, we have the contribution of Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elisabeth Brandão and Heloiza Matos. It has as methodology the collection of information and documentary analysis through Internet research in the portal and social networks of the Chamber, together with bibliographical research on the above mentioned subjects. As a result, we identified the use of nine communication tools developed by the Secretariat of Institutional Communication of the Sorocaba Chamber for the promotion of public hearings held in 2018 and the need to revise standards of procedures for the use of identified instruments to enable access to information related to the events in question.Comunicação e culturaComunicação na administração públicaComunicação - Aspectos sociaisAudiências públicas na Câmara Municipal de Sorocaba: uma análise comunicacionalDissertação