Martinez, MonicaOliveira, Aparecida Montesino RodriguesOliveira, Aparecida Montesino Rodrigues2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/820Este estudo aborda as narrativas corporativas em tempos de mídias sociais, com foco no Site Reclame Aqui. O recorte está nas micro e pequenas empresas sorocabanas que foram reclamadas de forma ofensiva no referido site e que moveram processos judiciais contra seus consumidores além do próprio portal. Com o intuito de conhecer o processo comunicacional em situações litigiosas e averiguar como os empresários estão reagindo às reclamações, o trabalho foi conduzido em duas fases. Na primeira foram realizadas buscas sobre o tema escolhido e o corpo teórico que a compõe. Na segunda etapa foram investigadas as reclamações no site e as empresas reclamadas por meio de questionário. Os resultados mostram as micro e pequenas empresas vulneráveis a escândalos online. Uma vez que o portal de reclamações amplia essa realidade devido à rápida repercussão, essa exposição afeta a imagem corporativa causando impacto negativo no fechamento dos negócios, além de mostrar a burocracia e a fragilidade do processo comunicacional vivido pelas empresas em situações difamatóriasThis study addresses corporate narratives in times of social media, focusing on the Site Reclame Aqui. The cut is in the micro and small companies of Sorocaba that were objected to in an offensive way in the referred site and that moved lawsuits against its consumers beyond the own portal. In order to know the communicational process in litigious situations and to find out how the businessmen are reacting to the complaints, the work was conducted in two phases. In the first one was realized searches on the chosen subject and the theoretical body that composes it. In the second stage the complaints were investigated on the website and the companies complained by means of a questionnaire. The results show micro and small businesses vulnerable to online scandals. Since the complaints portal amplifies this reality due to the rapid repercussion, this exposure affects the corporate image causing negative impact on the closing of the business, in addition to showing the bureaucracy and the fragility of the communication process experienced by the companies in defamatory situations.Mídia socialMídia social - Aspectos econômicosComunicação nas organizaçõesImagem corporativaComunicação empresarialComunicação de massa e negóciosNarrativas corporativas em tempos de mídias sociais: o site "Reclame Aqui"Dissertação