Navegando por Orientador "Losano, Ana Leticia"
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- DissertaçãoContando histórias, contando números: aspectos concernentes aos números nas obras literárias do PNLD 2018 e 2022 para educação infantil(2024) Coutinho, Camila CaldiniDiante da importância da Literatura na infância, é relevante explorar a sua integração com a Matemática, buscando identificar oportunidades nos livros para promover um aprendizado enriquecedor e significativo para as crianças na Educação Infantil. Desse modo, a pesquisa tem como tema a interseção entre Matemática e Literatura Infantil nos livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) nas suas edições de 2018 e 2022. Nesse marco, a dissertação tem como objetivo geral identificar como as obras literárias incluídas nos acervos dos PNLD edição 2018 e 2022 para a Educação Infantil, abordam aspectos concernentes aos números naturais. Essa escolha foi feita porque ambos os editais incluem obras literárias que abrangem a Educação Infantil, conforme evidenciado pelos recortes realizados nesta pesquisa. Os objetivos específicos são: a) identificar e mapear as produções que abordem explicitamente aspectos vinculados ao conceito de número no PNLD edição 2018 e 2022; b) delimitar quais e como os aspectos matemáticos relativos ao conceito de número são considerados nessas produções e c) estabelecer comparações entre os acervos do PNLD edição 2018 e 2022, relativas a como as obras abordam aspectos vinculados ao conceito de número. Para alcançar tais objetivos, a pesquisa adota uma metodologia qualitativa de natureza descritiva. Trata-se de uma pesquisa documental cujo corpus foi constituído a partir das obras literárias que fazem parte do PNLD Literário 2018, na categoria pré-escola, e do Objeto 2, na categoria Educação Infantil, no PNLD 2022. Partindo desse universo, foram consideradas as obras onde fosse possível identificar a presença de aspectos relacionados com os números nas suas narrativas textual e/ou visual. O corpus considerado, foi analisado a partir da análise de conteúdo. No caso das obras pertencentes ao PNLD 2018, foram identificados 28 livros que abordam conceitos matemáticos, sendo que seis deles abordam de maneira explícita aspectos relacionados aos números. Nas obras pertencentes ao PNLD 2022, foram identificados 50 livros que abordam conceitos matemáticos, sendo que oito deles relacionam-se aos números. Os 14 livros foram analisados e agrupados em três categorias emergentes que consideram os significados e usos do número, as sequências numéricas e as operações e seus sentidos identificados nas obras. Os resultados mostram que o número enquanto cardinal é o uso mais frequente empregado nos livros. Ademais, a sequência numérica mais explorada é a dos primeiros dez números naturais. Por sua vez, as operações identificadas foram a adição e a multiplicação. A análise dos dados revelou múltiplas oportunidades de exploração das especificidades destes conceitos matemáticos, possibilitando ir além das práticas habituais centradas na memorização para potencializar o acesso das crianças a ideias matemáticas centrais. Finalmente, a análise destaca a importância do conhecimento do professor que ensina Matemática na Educação Infantil, já que a elaboração de práticas pedagógicas centradas em noções matemáticas, a partir da Literatura Infantil, requer que o docente consiga identificá-los nas obras. Assim, a pesquisa contribui na construção de um panorama das possíveis articulações entre noções relacionadas aos números e as obras literárias disponibilizadas pelo PNLD, sendo uma ferramenta importante para a prática pedagógica e para a formação do professor que ensina Matemática na Educação Infantil.
- DissertaçãoEnsino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural(2023) Almeida, Joana D’Arc deTransformar a escola em um espaço, onde as diferenças sejam reconhecidas como vantagem, e buscar permanentemente por igualdade de condições para o desenvolvimento de pessoas em situação de desigualdade social e cultural são grandes desafios. E isso se torna maior, quando a disciplina a ser ensinada é a matemática, componente comumente reconhecido por ideias abstratas sem nenhuma vinculação com a(s) cultura(s). Contudo, nas últimas décadas, diversas perspectivas dentro da Educação Matemática vêm revelando profundas interrelações entre os conhecimentos matemáticos e os contextos históricos, sociais e culturais. Esta pesquisa se fundamenta em duas delas: a perspectiva da etnomatemática, proposta por D’Ambrosio, e a da enculturação matemática, desenvolvida por Bishop. A investigação parte da hipótese de que são necessárias oportunidades de formação continuada em que tais perspectivas possam ser apresentadas e problematizadas com e pelos professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural para a formação profissional de professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram identificar e discutir como as tarefas propostas, durante a oportunidade formativa, promovem reflexões e problematizações sobre a matemática na perspectiva multicultural e sobre o seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender como as interações discursivas entre os participantes do curso, promovem discussões matemáticas e didáticas vinculadas ao ensino da matemática numa perspectiva multicultural; e explorar o papel e as ações das formadoras, principalmente no que tange às suas contribuições para a aproximação e interlocução entre as matemáticas acadêmica, escolar e a das práticas sociais . Adotando uma abordagem qualitativa, o cenário investigativo foi constituído durante um curso de extensão universitária oferecido na Universidade de Sorocaba. Os materiais de análise foram: produções escritas dos professores durante a realização das tarefas, áudio-gravações das conversas grupais e dos momentos de socialização, diário de campo da pesquisadora e fotografias. Os dados foram analisados a partir de uma adaptação do modelo “Oportunidades de aprendizagem profissional para professores”, proposto por Alessandro Ribeiro e João Pedro Da Ponte. A análise revelou que o curso contribuiu para ampliar as concepções da matemática das participantes; promoveu o conhecimento matemático das docentes, estabelecendo vinculações entre as matemáticas acadêmicas, escolar e das práticas sociais; familiarizou as professoras com as principais ideias da Etnomatemática e da Enculturação Matemática; iniciou a construção de uma rede colaborativa, vinculando as docentes com professores da universidade interessados no ensino da matemática na perspectiva multicultural; e possibilitou que as professoras se familiarizassem com tarefas matemáticas que consideram as dimensões culturais da disciplina e que poderão ser utilizadas nas suas salas de aula. Finalmente, a pesquisa revelou que a adaptação do modelo proposto por Ribeiro e Ponte é uma ferramenta potente para a organizar e analisar oportunidades de formação a partir de um enfoque multicultural.
- DissertaçãoO processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular: o que nos dizem as pesquisas brasileiras?(2023) Leitão, Andréia MarquesAs políticas para a inclusão da pessoa com deficiência no sistema escolar representam grandes avanços para o sistema educativo brasileiro. Contudo, elas colocam importantes desafios para professores, equipe de diretores, alunos e pais. Nos últimos anos, diversas pesquisas têm sido orientadas a descrever e analisar as múltiplas dificuldades enfrentadas pelos diferentes atores educacionais assim como para documentar práticas pedagógicas bem-sucedidas que favoreçam a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular. Nesse quadro, a presente pesquisa busca responder à seguinte pergunta norteadora: o que nos dizem as produções brasileiras dos últimos 10 anos sobre como vem acontecendo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi compreender, nas produções cientificas brasileiras dos anos de 2011 a 2021, como vem se desenvolvendo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica. Com essa meta, foram traçados dois objetivos específicos. Em primeiro lugar, identificar, nas produções cientificas, quais práticas pedagógicas são desenvolvidas no cotidiano escolar para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica. Em segundo lugar, descrever as dificuldades e as potencialidades vivenciadas por professores, alunos com deficiência e pais no processo de inclusão apontadas pela literatura. A pesquisa é fundamentada teoricamente pelos documentos normativos produzidos na história brasileira que marcaram o estabelecimento da educação inclusiva no Brasil assim como nas conceitualizações da problemática neles contidas, dando destaque para o contraste integração/inclusão. A investigação é do tipo estado da arte visando desenvolver um balanço do conhecimento já produzido na área e evidenciar questões ou temáticas em aberto que demandam novas investigações. Para constituir o corpus da investigação foi utilizado o Portal de Periódicos da CAPES do qual foram selecionados 24 artigos revisados por pares e publicados nos últimos 10 anos que tratavam a temática. Eles foram analisados em termos quantitativos revelando, principalmente: a prevalência de estudos qualitativos focados nos alunos com deficiência e/ou nos docentes, o predomínio de estudos com foco no processo de inclusão de alunos surdos/mudos ou com Transtorno do Espectro Autista e a ausência de pesquisas centradas nos alunos com deficiências físicas, auditivas ou múltiplas. Ademais, foi desenvolvida uma análise qualitativa dos artigos o que permitiu criar cinco categorias em função dos objetivos principais dos trabalhos: atuação do professor e sua atuação em relação à educação inclusiva, experiências dos pais de alunos com deficiência, o currículo na perspectiva inclusiva, experiências de inclusão bem-sucedidas de inclusão e desafios para a educação inclusiva. A pesquisa revelou que muitas práticas que favorecem a inclusão estão apoiadas no trabalho desenvolvido em equipes dos quais participam diversos profissionais ou no estabelecimento de parcerias entre escola e família. Assim, o estudo mostra que a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular não pode ser assumida de maneira individual. Ela requer a colaboração dos distintos atores envolvidos e o estabelecimento de políticas públicas que garantam a formação docente e os recursos necessários.
- DissertaçãoPráticas corporais de aventura: uma prática de ensino baseada no desenvolvimento de competências(2023) Ribeiro, Maria Carolina RebuáEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa inserida no cotidiano escolar, particularmente, nas aulas de Educação Física. A pesquisa toma como objeto de estudo o trabalho das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) no componente curricular Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concretamente, o estudo teve por objetivo geral analisar, sob uma perspectiva processual do currículo, a aplicabilidade prática da Unidade Temática PCAN no componente curricular de Educação Física através de uma sequência didática interdisciplinar, evidenciando as competências desenvolvidas pelos alunos. O trabalho se mostra relevante na medida em que se trata de uma nova unidade temática incluída na Base Nacional Comum Curricular reiterada pelo Currículo Paulista que, pelas suas características específicas, apresenta alguns desafios para sua implementação. O estudo adotou uma perspectiva processual do currículo desenvolvendo análises do currículo prescrito, do currículo apresentado aos professores, do currículo modelado pelos professores de Educação Física e Matemática e do currículo em ação sob a lente teórica da noção de competência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de tipo exploratório. Os dados considerados na pesquisa foram os textos curriculares, fotografias e filmagens produzidas durante a implementação da sequência didática e diário de bordo da pesquisadora. A análise dos currículos prescrito e apresentado aos professores foi realizada problematizando a noção de competência contida nos documentos curriculares. O estudo do currículo moldado pelos professores foi contemplado a partir da elaboração e descrição detalhada de uma sequência didática destinada a alunos do 9. ° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sorocaba. A sequência visava desenvolver práticas de orientação e corrida na natureza de forma interdisciplinar com o componente curricular matemática. Nesta etapa analítica também foram especificadas as competências que podiam ser desenvolvidas a partir das atividades contidas na sequência. A análise do currículo em ação foi realizada a partir do exame de episódios captados durante a implementação da sequência, identificando quais conhecimentos, habilidades e atitudes foram evidenciados pelos alunos durante cada uma das aulas. Os resultados da pesquisa revelaram, em primeiro lugar, confusões e imprecisões teóricas presentes nos textos do currículo prescrito. Em segundo lugar, a análise da sequência e sua implementação evidenciou a mobilização de múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes, tais como a leitura e manipulação da bússola, a compreensão de que, ao utilizar medidas não padronizadas, a unidade de medida pode variar e o respeito e valorização do trabalho em grupo. Assim, as competências promovidas pela sequência ultrapassaram aquelas prescritas nos textos curriculares. Em terceiro lugar, os resultados colocam em evidência pontos positivos do trabalho com as PCAN na escola. Por exemplo, a promoção de trabalhos interdisciplinares e o favorecimento do contato dos estudantes com o meio natural. Finalmente, foram identificados pontos negativos, tais como os custos, a dificuldade da reorganização das atividades escolares e a falta apoio institucional, aspectos que desafiam a aplicabilidade prática das PCAN no contexto da escola pública.
- DissertaçãoPráticas pedagógicas e desafios para o desemparedamento no cotidiano escolar: um estudo de caso na educação infantil(2023) Caldini, CarolinaA perspectiva do emparedamento parte do entendimento de que, a maior parte do tempo que ficam na escola, as crianças permanecem em ambientes fechados e pouco usufruem dos espaços externos, mais especificamente, dos ambientes naturais. Sendo assim, o termo desemparedamento foi empregado nesta pesquisa, para definir as experiências em contato com a natureza, onde o brincar acontece de maneira livre e espontânea. Partindo da pergunta “como se desenvolvem as práticas pedagógicas no ambiente institucionalizado de atendimento à primeira infância, onde o brincar livre e espontâneo em conexão com a natureza se apresenta como proposta pedagógica?”, o presente estudo objetivou compreender como as práticas educativas no cotidiano escolar de uma instituição privada de ensino que, conforme consta em seus documentos oficiais, adota a filosofia humanista, com inspiração na abordagem construtivista, contribuem para o desemparedamento da infância e para o processo de tornar-se humano das crianças. Deste modo, a pesquisa buscou descrever como se organiza a rotina da escola, no que diz respeito ao tempo e ao espaço; conhecer a visão das docentes e da coordenadora pedagógica acerca do brincar espontâneo em conexão com a natureza e sua efetivação nas práticas educativas cotidianas; e identificar os desafios que se apresentam nas práticas das participantes da pesquisa para promover o desemparedamento e as estratégias utilizadas para o seu enfrentamento. Desde uma abordagem qualitativa, a pesquisa adotou o estudo de caso como estratégia metodológica. Com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as docentes que atuam na pré-escola e com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil. Ademais, foram realizadas observações de aulas e foi coletado material documental conexo às práticas pedagógicas desenvolvidas. O método de análise dos dados seguiu três grandes momentos: descrição dos dados, redução e construção de categorias analíticas e interpretação dos dados. A pesquisa constatou que a escola pauta suas ações pedagógicas em diversos teóricos e abordagens, não se restringindo a uma única pedagogia; que tem uma organização espacial especificamente orientada para vincular os alunos com experiências de aprendizagens na e com a natureza, e que os tempos, os espaços e os materiais são pensados e organizados para promover a autonomia das crianças. Para mais, os dados revelaram a importância de ofertar tempos e espaços para o brincar espontâneo como garantia de um direito e não como uma ação voltada unicamente para fins pedagógicos. A pesquisa revelou, ainda, o alinhamento do discurso das docentes acerca da valorização das brincadeiras espontâneas em conexão com a natureza como uma das características particulares da instituição pesquisada. Contudo, os seguintes desafios foram relatados pelas docentes participantes: acesso ilimitado à tecnologia como concorrência ao encantamento escolar e docente; conflito das famílias sobre a proposta do desemparedamento dar conta ou não de ensinar conteúdos; e planejamento, preparação e oferta dos ambientes e dos materiais. Com base nos resultados descritos, se apresentam um conjunto de orientações direcionadas a promover o processo de desemparedamento em outras instituições educativas.
- DissertaçãoRelações entre discursos de gênero e experiências de aprendizagem da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas docentes(2023) Vianna, Juliana de Oliveira HesselA presente pesquisa aborda a problemática do papel que os discursos de gênero desempenham nas experiências de aprendizagem de um componente curricular específico: a matemática. A literatura aponta que a diferença de desempenho em matemática entre os gêneros fica evidente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e se consolida no Ensino Médio. Nesse marco, o estudo focaliza as docentes que atuam na primeira etapa da Educação Básica, indagando sobre suas perspectivas em relação à temática e sobre como suas práticas docentes podem contribuir para (re)produzir os discursos de gênero nas aulas de matemática. Tem, como objetivos, descrever as relações (re)produzidas entre os discursos de gênero e as experiências de aprendizagem da matemática por professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um grupo focal; e compreender, na perspectiva das participantes, as possibilidades de promover a equidade de gênero no ensino da matemática. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa de natureza exploratória. A coleta de dados foi realizada através de quatro encontros de um grupo focal, constituído por professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental e do último ano da Educação Infantil, por meio de vídeo gravações dos encontros, registros das relatoras e diário de campo da pesquisadora. Os dados foram analisados, utilizando a Análise de Discurso como procedimento analítico. A análise revelou diversos discursos de gênero (re)produzidos pelas docentes relacionados às experiências de aprendizagem da matemática. Dentre eles, foram atribuídos aos meninos uma maior afinidade e agilidade com a disciplina assim como um raciocínio lógico mais desenvolvido. Em contraste, as docentes não conseguiram atribuir características específicas para as meninas com bom desempenho na matemática. Os dados mostram, ademais, que as diferenças entre os gêneros no desempenho em matemática já começam a ser produzidas no início da Educação Básica. Contudo, tais diferenças parecem não ser tão demarcadas em relação com a matemática na Educação Infantil.