Navegando por Orientador "Universidade de Sorocaba"
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- TeseA inveja feminina no Instagram : um estudo sobre comunicação e psicanálise(2025) Souza, Antonio José deEssa pesquisa apresenta como tema a inveja, especificamente aquela que acontece a partir da interação e consumo de conteúdo nas redes sociais digitais. A indagação que impulsiona esta pesquisa é: “Como a inveja se manifesta nas redes sociais digitais, mais especificamente no Instagram, na perspectiva de usuárias dessa rede? ” O objetivo geral da pesquisa é compreender como a inveja pode se manifestar em usuárias das redes sociais digitais. Como objetivos específicos, buscamos: a) estabelecer pressupostos teóricos sobre a inveja e a comunicação digital; b) identificar situações que geram inveja, na perspectiva de usuárias das redes sociais; c) explicitar especificidades das situações que geram inveja e refletir sobre o quanto o uso das redes sociais digitais pode ser pernicioso ou não. Para responder à nossa pergunta, realizamos uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas. Nosso corpus de pesquisa é composto das transcrições das entrevistas realizadas com as estudantes universitárias dos cursos de graduação presenciais e à distância da Universidade de Sorocaba. Para analisar nosso corpus, adotamos a Análise de Conteúdo Temática. Abordamos a inveja sob o olhar da psicanálise, a partir das teorias de Freud e Klein, que forneceram nossos pressupostos teóricos. Para abordar o Instagram, partimos das ideias sobre a comunicação digital de Byung-Chul Han. Entre os resultados alcançados, destacamos que a inveja que se manifesta entre as entrevistadas nas redes sociais digitais, especificamente no Instagram, é episódica e não é persistente, conforme as descrições da teologia e da filosofia; está muito associada a consumo e pode ou não ser mais perniciosa para mulheres que passam por algum sofrimento emocional. Nosso estudo, que faz parte da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, traz contribuições ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e para a área, na medida em que se debruça sobre questões referentes ao uso das redes sociais digitais e seus impactos, a partir de uma perspectiva teórica multidisciplinar.
- DissertaçãoEducação e cultura de paz : um olhar para o cotidiano escolar a partir do encontro com os hibakushas(2022) Oliveira, Givanildo Pereira deDo encontro do pesquisador com os hibakushas – sobreviventes da explosão da bomba atômica de Hiroshima –, esta pesquisa se volta ao conceito de Cultura de Paz, ao apresentar narrativas que giram em torno de trajetórias de sujeitos anônimos que criam possibilidades, através de micro ações, no cotidiano escolar ou fora da escola, envoltos na tentativa de estabelecer a paz. O embasamento teórico gira em torno de autores como Paulo e Nita Freire, Peter Spink, Marcos Reigota e Nei Alberto Salles Filho, que contribuem para fazer brotar as narrativas dos atravessamentos vividos ao longo da trajetória e ganham relevância no enfrentamento das violências cotidianas, para superá-las. A escolha metodológica pelas narrativas vem da perspectiva ecologista de educação, que propõe ao pesquisador tornar-se parte da própria pesquisa, trazendo à cena, caminhos percorridos, reflexões experimentadas e aquilo que vai lhe atravessando: textos, encontros, filmes, músicas, exposições, enfim, o cotidiano em que atua e pode ser o palco para a construção de sentidos que nosso tempo anda carente. Com a força e empatia dos hibakushas; a postura freireana do esperançar e; a transcendência indígena que nos convida a adiar o fim do mundo, o objetivo da pesquisa é evidenciar as subjetividades como potência para disseminar a cultura de paz, mesmo diante de um cenário de pandemia que aterroriza e mata.
- TeseEducação para a paz no ensino superior: da resolução para a transformação e transcendência de conflitos(2025) Costa, Vanessa de ToledoEducação para a paz na interface com o ensino superior e o tema dessa pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. A pesquisa busca responder à questão: como Diretrizes Curriculares Nacionais – Cursos de Graduação propõem uma educação para a paz envolvendo transformação e transcendência de conflitos? Para tanto, o objetivo geral é compreender como a cultura da paz e a educação para a paz pode ser construída na educação superior e envolver a transformação ou a transcendência de conflitos, enquanto identificar a relação entre esses conceitos e suas transformações; avaliar como as Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de graduação propõem uma educação para a paz e dar sugestões para encorpar uma proposta para a educação para a paz no ensino superior agregando a transformação ou a transcendência de conflitos são os objetivos específicos. Trata-se de uma abordagem qualitativa que se valerá de análise documental envolvendo os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Educação, Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais. O referencial teórico para a cultura da paz e educação para a paz envolve, principalmente, Bobbio, Galtung, Jares, Salles Filho e Guimarães, enquanto Galtung e Lederach fundamentam a transformação de conflitos. Entre os resultados destacamos que as Diretrizes Nacionais de Cursos Superiores (DCNs), para a formação de profissionais de Educação, de Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais sinalizam que as recomendações da Unesco e da ONU, para a inserção da Educação para a Paz como disciplina obrigatória na educação formal, como conteúdo específico da Educação para a Cidadania Global - juntamente com a Educação pelos Direitos Humanos-, não foram, de modo geral, incorporadas, bem como não abordam transformação e transcendência de conflitos. A pesquisa é relevante por contribuir para refletir sobre a educação para a paz no ensino superior, bem como para a construção de ambientes que propiciem a construção da cultura de paz e a convivência com diferentes.
- TeseFormação continuada docente para acessibilidade de estudantes com deficiência visual na educação profissional e tecnológica(2025) Silva, Ana Rita Dantas daA partir da primeira década do século XXI, após o desenvolvimento de ações inclusivas para a garantia do direito à educação de pessoas com deficiência em escolas regulares, verificou-se um aumento na ocupação de matrículas deste público nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica. Frente ao crescimento de matrículas de estudantes com deficiência, observou-se demanda por ações, no sentido de colaborar no processo de participação e aprendizagem desses/as alunos/as. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi compreender e analisar as ações de formação continuada, a partir de quatro encontros formativos realizados em 2023, destinados aos/às professores/as de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, denominado neste trabalho de “Câmpus S”, no contexto do atendimento aos estudantes com deficiência visual (DV). A presente pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, e buscou responder a seguinte questão norteadora, que corresponde ao problema de pesquisa: As ações de formação continuada, realizadas a partir de encontros formativos, no contexto do atendimento aos alunos com deficiência visual, contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes? Para alcançar o objetivo proposto a pesquisa foi dividida em três etapas: na primeira, foi aplicado um questionário diagnóstico, através do Google Forms – enviado ao e-mail dos/as professores/as que ministravam aulas em cursos nos quais havia matrícula de alunos/as DV, com o objetivo de identificar as principais necessidades de formação continuada para atendimento a esses/essas alunos/as. A partir dos resultados do questionário, a pesquisadora, e o NAPNE da instituição implementaram quatro encontros formativos (segunda etapa da pesquisa). Após a realização dos encontros, os dados foram sistematizados e organizados (transcrito todo o conteúdo gravado). A análise dos dados coletados nos encontros foi realizada por meio de narrativas, numa abordagem qualitativa. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário avaliativo aos/às professores/as – como técnica de investigação qualitativa, para que pudessem avaliar a contribuição dos encontros para o seu desenvolvimento profissional. Os resultados evidenciaram que os encontros formativos foram fundamentais para promover transformações nos sujeitos, uma vez que foram observadas trocas de saberes e experiência estabelecidas uns com os outros, alinhando o conhecimento teórico e prático, sendo possível, construir/reconstruir novos conhecimentos acerca do ensino, evidenciando-se, então, como uma situação promotora de desenvolvimento profissional. Por outro lado, observou-se também na presente investigação que para potencializar os processos de Desenvolvimento Profissional é necessário que a instituição de ensino possa desenvolver uma cultura coletiva, a fim de contribuir por melhorias no processo de trabalho docente, entendendo a necessidade de lutar por mais recursos humanos e materiais, recursos de acessibilidade, que possam colaborar no aumento da qualificação do trabalho docente para escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.