Comunicação e Cultura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Comunicação e Cultura por Orientador "Lopes, Felipe Tavares Paes"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicação e política: descrição, classificação e análise de blogs jornalísticos(2016) Gonçalves, Domingos SávioA democratização da informação encontrou um novo ambiente nas múltiplas possibilidades ofertadas pelo crescimento da internet, a hoje indispensável rede mundial que conecta milhões de computadores e pessoas no mundo através das influentes redes sociais virtuais. Esta pesquisa que tem como tema central a blogosfera e, por objeto, blogs jornalísticos de política, busca contribuir para a compreensão do processo de apropriação das novas tecnologias pelo campo do jornalismo político. Ela se justifica uma vez que os blogs jornalísticos conquistam cada vez mais adeptos, evoluem num ambiente social virtual que cresce e extrapolam o espaço da internet para o cotidiano. O trabalho descreve o ambiente virtual que permitiu o desenvolvimento dessa nova ferramenta de comunicação que traz através das postagens de jornalistas, notícias, opiniões, informações, debates, entrevistas e ativismo relacionados à atividade política. A pesquisa foi efetuada considerando a matriz de gênero desenvolvida por Primo (2010) e as cinco etapas propostas na metodologia de Penteado, Santos e Araújo (2009) que consistiram em (1) historiar e descrever os blogs, (2) classificar, (3) analisar a estrutura, (4) analisar o conteúdo e (5) analisar a interatividade. Foi possível comprovar que os blogs jornalísticos são importantes ferramentas que possibilitam a ampliação e participação política e que as conversas nos fóruns de discussão muitas vezes são carregadas de superficialidades, avaliações morais, com argumentos caracterizados pela falta de qualidade, ausência de análises criticas e de propostas. Ao final da pesquisa, após a análise dos resultados, foi confirmado que o histórico profissional e o perfil do blogueiro influencia as conversas existentes nos fóruns, que os blogs atuam dentro de uma rede de relacionamentos virtuais construídos pela blogosfera, atraem pessoas com diferentes alinhamentos políticos, embora predomine a afinidade com o blogueiro e sua rede social. Também em decorrência dos levantamentos efetuados é possível afirmar que os jornalistas de política, auxiliados pelas novas tecnologias e pelas redes sociais virtuais imprimem maior velocidade na produção de conteúdos e diminuem o intervalo entre o acontecimento do fato e sua divulgação. Em outras palavras: o jornalismo online encontra nos blogs uma eficiente arma na corrida para vencer o tempo.
- DissertaçãoComunicação, cultura e música: análise do potencial ideológico de canções de hardcore(2018) Martins, Samanta SoaresO cenário musical brasileiro é mundialmente conhecido e reconhecido, tendo sido tema de filmes, livros, documentários e produções acadêmicas. No entanto, a despeito de já existir uma produção significativa de estudos sobre os movimentos musicais ligados ao rock, há poucas produções que tratam do gênero hardcore. Diante disso, neste trabalho, estabelecendo um diálogo crítico com questões que dizem respeito ao campo de estudos sobre comunicação, cultura e música, abordo os discursos enunciados nas letras das canções de uma banda brasileira associada ao referido gênero, o Dead Fish. Mais especificamente, busco responder à seguinte questão: em que medida e como esses discursos contribuem para estabelecer, sustentar ou, inversamente, transformar as relações de dominação? Para responder a essa questão, apoio-me na teoria social crítica de John B. Thompson – especialmente nos seus conceitos de ideologia e dominação – e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Esta é dividida em três fases: análise socio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação e reinterpretação. Ao analisar e reinterpretar os discursos em questão, argumento que há potencial crítico-ideológico no que refere-se ao modo com que as canções são estruturadas, porém esse mesmo discurso torna-se potencialmente ideológico quando contextualizado no cenário da música underground.
- DissertaçãoIdeologia, políticas públicas e drogas: análise e interpretação do caderno do projeto Fortalecendo nós(2017) Aguiar, Rachel Alves deEsta dissertação insere-se no campo da Comunicação e Cultura e aborda o processo social de construção das políticas públicas de prevenção e combate às drogas, enfocando o contexto sorocabano. Seu objetivo é analisar e interpretar o caráter potencialmente ideológico de uma mídia secundária: o caderno de Aprimoramento à rede de atenção aos usuários de drogas, produzido pelo Projeto Fortalecendo Nós. Para alcançá-lo, apoiamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas tanto da perspectiva construcionista quanto da teoria social crítica de John B. Thompson. Tal estudo se justifica, empiricamente, pois aborda um relevante documento para as referidas políticas. Documento até o momento praticamente ignorado pela literatura científica. Ademais, circunscreve essas políticas num quadro teórico-metodológico alternativo às abordagens ditas objetivistas, articulando as concepções construcionistas de produção de sentido e construção de problemas sociais com a noção de ideologia de Thompson. Esse estudo também possui uma possível “aplicação social”, podendo servir de base para a reformulação do documento em questão e para o desenvolvimento de novos projetos e programas de prevenção e combate às drogas. Entre outras coisas, concluímos que os discursos produzidos nesse documento são potencialmente ideológicos na medida em que contribuem para manter os usuários de drogas, em particular as pessoas em situação de rua, em uma situação de subordinação às autoridades responsáveis pela saúde no Brasil, que fazem uso do atual aparato político-público para controlar seu comportamento e exclui-los do processo decisório acerca da gestão de seus próprios corpos
- DissertaçãoJiu-jitsu na mídia: análise do potencial ideológico dos discursos veiculados na revista Veja(2017) Marcello, Murilo Aranha GuimarãesEsta pesquisa tem como objetivo verificar o potencial ideológico dos discursos sobre o Jiu-Jitsu veiculados pela revista Veja, buscando averiguar se eles estabelecem e sustentam relações de dominação. Para tanto, adotou-se a concepção ideológica de John B. Thompson e sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Seguindo a estrutural tradicional dessa metodologia, a pesquisa foi estruturada em três partes: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/ reinterpretação. Na primeira, buscou-se (re)construir as condições sociais e históricas de emergência e consolidação do jiu-jitsu no Brasil, enfocando o papel da mídia nesse processo. Na segunda, foram catalogadas e analisadas todas as matérias publicadas na revista Veja sobre esse esporte, durante o período de 1990 a 2016. Ao fazer isso, foram examinadas, entre outras estratégias discursivas, as formas de designação e as características e ações atribuídas aos praticantes de jiu-jitsu. Na terceira e última, realizouse uma síntese, por construção criativa, dos resultados das análises das etapas anteriores. Ao realizar essa síntese, foi possível concluir, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter ideológico potencial, na medida em que expurgam, com frequência, os praticantes de jiu-jitsu, construindo-os como pessoas más, perigosas e ameaçadoras. A relevância dessa pesquisa está em contribuir para se compreender a construção social da categoria praticantes de jiu-jitsu.
- TeseRacismo, decolonialidade e crítica à ideologia: uma análise de discurso do portal capoeira(2023) Marcello, Murilo Aranha GuimarãesEsta pesquisa insere-se no campo de estudos sobre Comunicação, Cultura e Relações Raciais, focalizando as relações entre discurso e poder no universo da capoeira. Mais exatamente, tem como objetivo responder as seguintes questões: de que maneira a prática da capoeira é discursivamente construída por mestres/mestras e praticantes em artigos publicados no site Portal Capoeira no período de 2018 a 2022? E em que medida e como essas construções discursivas podem ser consideradas críticas à ideologia, desafiando, contestando e/ou transformando relações de dominação étnica ou racialmente fundamentadas? Para alcançar esse objetivo, adotamos a teoria social de John B. Thompson – especialmente, seu conceito de (crítica à) ideologia. Também nos apoiamos nos estudos étnicos-raciais e no pensamento decolonial, a fim de aprofundarmos a discussão sobre o racismo/antirracismo. No que diz respeito à metodologia, fizemos uso da análise crítica do discurso de orientação construcionista. A partir dessa metodologia, organizamos a pesquisa em três etapas. Na primeira, buscamos analisar o contexto sócio-histórico de produção e circulação dos discursos sob investigação, focalizando as relações de dominação que caracterizam esse contexto. Na segunda, buscamos analisar a organização interna desses discursos, suas características estruturais, padrões e relações. E na terceira, buscamos reinterpretar os resultados da análise discursiva à luz dos resultados da análise sócio-histórica. Ao reinterpretar esses resultados, concluímos, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter crítico à ideologia, na medida em que seus discursos tendem a estimular o debate sobre relações raciais na capoeira e a iluminar conflitos que costumam ficar na penumbra. Ademais, com frequência, fazem oposição a pontos de vista e posições racistas, contribuindo, portanto, para deslegitimar o fenômeno e, consequentemente, colocar em xeque relações de dominação racialmente fundamentadas.