Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Souza, Jesaías da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCEnsino de química: acessibilidade para cegos através de material didático(2022) Brisola, Amanda Laiza PaesO objetivo deste trabalho é elaborar material didático para que os alunos tenham mais recursos para facilitar a compreensão de assuntos abordados no ensino de química. Para este trabalho a metodologia baseou-se no levantamento bibliográfico tendo como referência os autores Sylvia Nunes e José Fernando Bitencourt Lomônaco. A falta de acessibilidade ainda é muito grande apesar do número de alunos cegos nas universidades ter aumentado a metodologia de ensino-aprendizagem foi desenvolvida para alunos que enxergam reforçando o estigma da disciplina de química ser considerada por muitos uma matéria visual, porém com os materiais certos juntos de uma fala mais adequada do professor é possível torná-la mais palpável. Portanto, a importância deste trabalho é fornecer materiais para ajudar o professor a tornar a sala de aula um ambiente mais acessível e inclusivo trazendo novas formas de aplicabilidade da matéria e se possível, possibilitar uma melhoria no entendimento dos alunos não só com dificuldades sejam elas, físicas ou cognitivas, mas aos demais alunos sem deficiência. Fazendo com que a disciplina de química que por muitos é conhecida como uma matéria visual torne-se cada vez mais palpável.
- Monografia / TCCO ensino de físico-química: compreensão e uma experiência aplicada ao saneamento básico(2022) Santos, Daiane Alves dosEsse trabalho tem como objetivos apresentar compreensões sobre o ensino de Físico-Química e mostrar um experimento para ensinar os processos físicoquímico. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual buscamos unir as demandas da BNCC, do Currículo Paulista e da literatura, segundo os autores PHILIPPI JUNIOR (2016) e ROCHA (2004), com foco em ensinar sobre saneamento básico, sua importância para a vida e as etapas dos processos físico-químico envolvidos norteados pela nova dinâmica de ensino de química enfatiza que os professores precisam de metodologias de ensino diversificadas, deve ir além dos livros. A relevância dessa pesquisa está em apresentar outra forma de visualizar os processos físico-químicos que serão ensinados, e o aluno como protagonista do seu aprendizado.