Navegando por Autor "Falcão, Maria José Braga"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Tese"A professora de nada": na consciência da ausência uma presença possível : arte no espaço e tempo do cotidiano escolar(2015) Falcão, Maria José BragaO desejo de divisar vazios nos espaços-tempos instituídos para as aulas de Arte, no cotidiano escolar, significa que tanto o espaço quanto o tempo podem constituir-se como categorias de mediação, promovendo a aproximação da criança com os objetos artísticos, criando, lendo e fruindo imagens. Dessa forma, o tempo e o espaço instituídos para as aulas de Arte na escola podem retirar a qualidade da experiência, provocar tensão e interferir nas formas de pensar e de agir. A arte no cotidiano escolar foi objeto de estudo desta tese do programa de Pós-Graduação em Educação, na linha do Cotidiano Escolar. A experiência por meio do projeto: Tempo de Arte – a criação enquanto ocupação do sensível aqui relatada e analisada como pesquisa-ensino, foi desenvolvida no período letivo de 2012 e 2013, numa Escola Pública Estadual e envolveu alunos do Ensino Fundamental II. O problema de pesquisa foi estabelecido com a seguinte questão: como interferir nos espaçostempos instituídos para as aulas de arte na escola? O que provocou uma tensão entre o que é real e o que é possível. O real sendo os espaços e tempos instituídos e o possível como a prática que emerge da tensão entre o instituído e o possível, na experiência cotidiana. A pesquisa-ensino compôs-se de três eixos: Cotidiano Escolar, Prática docente, Ensino de Arte, articulados a partir das seguintes categorias de análise: experiência, espaço e tempo. Alguns autores, como Dewey; Benjamin; Certeau, Boaventura Santos, entre outros, constituíram o referencial teórico para a compreensão e análise da experiência no cotidiano escolar. A experiência do projeto ―Tempo de Arte: a criação enquanto ocupação do sensível‖ permitiu pensar a Arte nos espaços-tempos praticados no cotidiano escolar como uma possibilidade de mediação para sensibilizar os alunos e instituir outras maneiras de se constituir o tempo e o espaço para a Arte.
- DissertaçãoEnsino de arte no ciclo I: nem tudo o que parece é(2006) Falcão, Maria José BragaO presente estudo consiste numa abordagem da implementação do ensino de Arte no Ciclo I, ministrado por professor especialista em Arte para todos os alunos das escolas públicas estaduais de São Paulo a partir do ano letivo de 2003, segundo a Resolução SE nº. 184 de 27 de dezembro de 2002. O foco da dissertação recai sobre o projeto “Ensino de Arte no Ciclo I”, elaborado pela equipe técnica da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas – CENP, órgão executor ligado à Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, para subsidiar as aulas de Arte ministradas por professor especialista. O estudo tem como objeto a atuação de uma professora especialista em Arte e pretende analisar como a professora compreendeu e assimilou as propostas do projeto “Ensino de Arte no Ciclo I”, de forma a concretizá-las em sala de aula de escola pública estadual. Os aspectos salientados na análise dizem respeito à prática de implementação de projetos pelos órgãos centrais e o modo como os projetos são recebidos no contexto da escola pública estadual.