Navegando por Autor "Garcia, Daniele de Oliveira"
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- DissertaçãoConstrução da imagem do estudante de educação a distância via publicidade(2015) Garcia, Daniele de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo verificar como se dá a construção da imagem do estudante da educação a distância via publicidade e de que maneira esta construção se deu ao longo do tempo, em paralelo às evoluções tecnológicas que acompanharam a modalidade EaD e às mudanças na linguagem publicitária. Partindo da análise de anúncios selecionados, de acordo com seu enquadramento nas diferentes “gerações de EaD” (MOORE E KEARSLEY, 2007), pretende-se mapear as características do estudante EaD que predominam quando a intenção é divulgar um curso a distância. O trabalho contempla três etapas: 1. Contextualização teórica: 1.1. Acerca da linguagem publicitária, 1.2. Acerca das Retóricas; 1.3. Acerca da retórica da imagem e das figuras de retórica. 2. Contextualização do objeto: história da EaD no Brasil, apresentação das evoluções tecnológicas e do perfil do estudante a distância. 3. Análises das dez peças selecionadas, a fim de verificar as respostas aos questionamentos inicialmente propostos. Para tanto, fundamentamonos em Carrascoza (1999), Carvalho (2001) e Citelli (2001) e ao contextualizar linguagem publicitária; em Aristóteles (1979), Perelman e L.Obrechts-Tyteca (2005) e Rebould (2004) para estudar a retórica e em Barthes (1969) e Durand (1974) para tratar da retórica da imagem e das figuras de retórica, respectivamente. Eco (2001), especificamente suas verificações feitas em anúncios publicitários em “A estrutura ausente”, são nosso fundamento na análise das peças selecionadas.
- TeseNo jardim das memórias: cotidianos escolares a partir das narrativas dos trabalhadores rurais(2022) Garcia, Daniele de OliveiraEste trabalho propõe um passeio no jardim de memórias da autora, jardineira-professora-pesquisadora e de seus sujeitos de pesquisa: trabalhadores da lavoura do interior de São Paulo - seus pais, tios e antepassados. Os relatos das memórias ensejam contemplar os objetivos diversos desta tese: tornar visíveis e relevantes as histórias destes sujeitos (retratos do Brasil Profundo) e, assim, trazer à tona cotidianos escolares diferentes, que transbordam e invadem as práticas pedagógicas da autora, quando se vê (e assume a) posição ética, política e pedagógica de educadora freireana (Reigota, 2020). A tese é organizada em capítulos intitulados “cantos do jardim”, blocos de sentido não sequenciais, que podem ser lidos à escolha do leitor. Os primeiros capítulos recebem o nome flore: Flores de Uva, A flor do professor, Girassóis e Dente de Leão. Há também outros cantos, que não recebem o nome de flores, uma vez que são espaços diferentes do jardim: o canto “banco do jardim” é o espaço do diálogo com os autores que acompanham durante o processo de escrita desta tese: Fernando Frochtengarten (2005), Eclea Bosi (1983), Marcos Reigota (1999, 2008, 2019 e 2020), Antonio Cândido (2017), bell hooks (2021), Paulo Freire (2011, 2013, 2019, 2020 e 2021), Peter Spink (2008), entre outros. O canto “Flores perfumadas” apresenta o momento em que a tese torna-se objeto de si mesma: quando afeta-se e transforma-se por meio do contato com outras narrativas e memórias de estudantes trabalhadores que chegam ao Ensino Superior (sendo eles, muitas, vezes, os primeiros representantes de suas famílias a ocupar estes espaços). Por fim, o canto Passaredo, tem o nome dedicado à colega do grupo Perspectiva Ecologista, Marta Catunda, que faleceu durante o processo des escrita desta tese. O Passaredo, apresenta aos leitores um “jogo de memórias” desenvolvido a partir dos objetos geradores que motivaram as lembranças narradas neste trabalho. O jogo, como conteúdo pedagógico, convida para que outros educadores-jardineiros possam cultivar sentidos e aprendizagens. Desta forma, entende-se que as memórias desta jardineira e de seus sujeitos, partem de uma dimensão individual para pertecimento coletivo, uma vez que se que a pesquisa gera reflexos e reflexões a partir de sua leitura, além de almejar lançar sementes para o cultivo de outros jardins.