Navegando por Autor "Macêdo, Eliana Becker de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoDas concepções políticas às práticas escolares cotidianas: qual inclusão escolar?(2007) Macêdo, Eliana Becker deO presente estudo vincula-se à linha de pesquisa: conhecimento e cotidiano escolar, e tem como objetivo compreender as políticas públicas de inclusão, fomentadas pelas reformas educacionais no Brasil e seu impacto no cotidiano das professoras da Rede Regular de Ensino do Município de Santana de Parnaíba-SP. Partindo do seguinte problema: com base na investigação das concepções de inclusão escolar produzida no período de 1994-2005: que implicações essas políticas trazem para o cotidiano das instituições escolares da Rede do Ensino do Município de Santana de Parnaíba-SP? Com base nessa interrogação partimos do pressuposto de que as políticas públicas de inclusão propostas por quase todos os organismos públicos desconsideram as dificuldades dos professores em desenvolver as suas práticas pedagógicas inclusivas em seu cotidiano escolar. Para responder a essa pergunta e comprovar a hipótese, utilizamos na pesquisa questionários abertos como instrumento de coleta de dados. Foram participantes deste projeto 32 professores da referida rede de ensino. Como procedimento de análise de dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. De acordo com os resultados encontrados, conseguimos levantar alguns indicadores de qual política pública, e de quais práticas pedagógicas, se encontram implícitas quando se trata da questão educacional das crianças com deficiência.