Navegando por Autor "Maruci, Fátima Aparecida de Souza"
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- DissertaçãoLeitura e escrita: análise de uma proposta de avaliação por competências e habilidades(2007) Maruci, Fátima Aparecida de SouzaO tema abordado por esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, pretende investigar e problematizar os efeitos, a validade e a legitimidade de uma avaliação elaborada com base nas noções de competências e habilidades, buscando analisar se a prova de Leitura e Escrita do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SARESP), 2º ano do período noturno, corresponde com os descritores propostos na matriz de habilidades, considerando os propósitos desse modelo de avaliação. Este trabalho pretende contribuir com a problematização de práticas avaliativas que têm como base a formação por competências e habilidades, enquanto forma de adequação da educação escolar às demandas do capital. Primeiramente, o texto aborda as relações entre educação escolar, conhecimento e as reformas educacionais instauradas ao final da década de 80 e início de 90, procurando compreender as propostas reformistas traduzidas nos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LBD). Busca entender a adesão ao ideário da avaliação como controle, regulação e racionalidade no contexto da denominada educação por competências e habilidades. A seguir discute as políticas e as práticas de avaliação desde a sua gênese, procurando contemplar os processos de apropriação e de objetivação da leitura e da escrita. Na última parte é apresentada uma análise da prova objetiva de Leitura e Escrita do SARESP, demonstrando que a matriz de habilidades com base na qual a prova é elaborada, não condiz com as questões apresentadas. A pesquisa é de cunho documental e bibliográfico, circunscrevendo-se ao campo da pesquisa qualitativa em educação escolar, referenciando-se nas contribuições de Britto, Dias Sobrinho, Duarte, Geraldi, Popkewitz, Ramos e outros. O itinerário desenvolvido demonstra que esse processo de avaliação de prática de leitura e de escrita tende a esvaziar a formação do indivíduo.