Navegando por Autor "Massari, Maurício"
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- TeseA contribuição do mestrado em educação da Uniso aos professores de educação física(2014) Massari, MaurícioO Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – PPGE – existe desde 1996. Desde seu início, vários professores com formação inicial em Educação Física concluíram seus créditos e tornaram-se Mestres em Educação. Inserida neste contexto, a questão principal deste estudo é procurar refletir sobre as contribuições do programa de pós-graduação em Educação da Uniso, mais especificamente o curso de mestrado, para os professores graduados em Educação Física que o cursaram. Alicerçado nos referenciais teóricos da Perspectiva Ecologista de Educação, dos Estudos Culturais e em autores como Mary Jane Paris Spink, Paulo Freire e Nilda Alves (e a ideia de rede de conhecimentos), esta tese realiza, além de elucidar as discussões feitas nas dissertações finais, a temática analisada, os referenciais utilizados e as conclusões a que chegaram, entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Educação Física com o perfil que coaduna com o objetivo da pesquisa. As falas dos professores foram analisadas em 7 categorias: “a contribuição do mestrado”, “o mestrado e as práticas cotidianas”, “as práticas sociais”, “práticas culturais”, “a dimensão científica para o campo da Educação Física”, “a Educação Ambiental” e o “cotidiano no/do mestrado”. O programa de mestrado em Educação trouxe aos professores de Educação Física um maior suporte teórico, uma visão de educação contextualizada, alterações nas práticas cotidianas, sociais e culturais, de uma Educação Física contextualizada e como principal reflexão, o entendimento de que Educação Física é Educação.
- DissertaçãoEducação física escolar e a cultura do corpo em sociedades capitalistas(2004) Massari, MaurícioA Educação Física pode contribuir para a reprodução de uma sociedade de classes desiguais? Se a resposta for positiva, pode ainda ela atuar de maneira democrática e assim gerar contribuição contrária a essa reprodução? Se pode, como ela pretende fazer isso? Na possibilidade de descobrir algo que sempre quisermos saber ou entender foi que partimos para esse texto na tentativa de responder as questões aqui formuladas, ou seja, qual a relação entre a Educação Física e as questões culturais, sociais e históricas? Para tanto, nos apoiamos no materialismo histórico dialético por entender que de maneira singular ele contribui para as discussões acerca do projeto de educação brasileiro. Como alicerce teórico para tal tarefa, abordamos introdutoriamente as questões da concepção de homem e seu papel na teoria da cultura nas sociedades capitalistas. As diversas visões históricas e filosóficas de corpo, um retrospecto histórico da cultura e do corpo no Brasil permeiam também o pano de fundo que nos dará o embasamento para posteriores respostas. A Educação Física no Brasil e as influências por ela sofrida no decorrer de seu desenvolvimento reforçam o caráter reprodutor e alienante dessa disciplina escolar que faz com que ela contribua para a manutenção da sociedade capitalista cindida e desigual. A Educação Física pode deixar de colaborar na medida em que desocultarmos ou quebrarmos paradigmas/modelos históricos existentes no seio dessa disciplina escolar. Dando tratamento pedagógico as questões da cultura corporal, mostrando na historicidade desses temas a constante transformação que a sociedade está submetida (fruto da ação humana), a Educação Física teria um desenvolvimento mais humano, o corpo passaria a ser entendido como concreto, histórico, criador e transformador de realidades. Com esse tratamento pedagógico histórico cultural a criança/humano/corpo se percebe dentro de seu inacabamento e parte integrante de uma sociedade em construção e que, portanto, subscreve-se construtor de cultura e com poder transformador de realidade cultural no seu trato com a natureza. Será este um sonho? Podemos alimentar essa utopia? O sonho alimentaria a luta?