Navegando por Autor "Souza, Gisele Cristina Gabriel de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseNarrativas ambientais e educomunicação: o cinema como estratégia para a compreensão ambiental(2023) Souza, Gisele Cristina Gabriel deAo tomar como fio condutor o emprego do cinema em processos educomunicativos, esta pesquisa tem como foco as relações entre produções cinematográficas, comunicação e educação, interligadas às questões ambientais. Assim, o problema pode ser enunciado a partir da seguinte pergunta: como as narrativas podem auxiliar as práticas educomunicativas, supondo-se que possam oferecer uma abordagem complexa dos fenômenos? A pergunta parte da hipótese de que as narrativas podem contribuir para uma educomunicação sensível, capaz de comunicar por meio de uma linguagem poética e ampliar a maneira de como percebemos o mundo ao nosso redor. E, se assumida no cotidiano escolar, pode ser uma grande aliada frente às questões caras à educação e à comunicação ambiental. O objetivo geral é compreender os processos comunicacionais estabelecidos em produções cinematográficas que abordam as questões ambientais, bem como refletir sobre o uso destes recursos em processos educomunicativos. Como objetivos específicos: a) verificar as estratégias utilizadas para a construção destas narrativas, com ênfase na apuração sobre os elementos poéticos, possivelmente presentes na estrutura imagética, sonora e verbal; b) apresentar uma tipologia de narrativas para a construção de uma educomunicação pelo viés do sensível. Em busca de compreender como se configuram tais narrativas – e explicar sua inserção em um ambiente pedagógico voltado para o exercício crítico e criativo, seremos amparados por autores como: Míriam Cristina Carlos Silva; Edgar Morin; Octavio Paz; Walter Benjamin; Paulo Freire; Adilson Citelli; Ismar de Oliveira Soares; Ailton Krenak e Marcos Reigota. Além disso, com o intuito de contribuir para a reflexão do processo de ensino-aprendizagem, uma proposta didática é apresentada. A presente pesquisa se justifica no atual cenário social, no qual a questão ambiental tornou-se um problema de responsabilidade individual e coletiva, pois até aqui não fomos capazes de equilibrar nossa existência com a utilização dos recursos finitos disponíveis na natureza, e, em geral, nos relacionamos com o planeta de forma destrutiva. Neste sentido, ao tratar as questões ambientais a partir da educomunicação, pode-se apresentar ferramentas que se inserem no conjunto maior da educação com o objetivo de transformações sociais, afinal, trata-se de um papel ético na comunicação contemporânea. As narrativas fílmicas apresentadas neste trabalho, dada a sua complexidade poética e a forma sensível como tratam a questão ambiental, por meio do cinema, podem contribuir para uma educomunicação sensível. O trabalho demonstra que é possível, a partir do cinema e da comunicação sensível, aliar a educomunicação às discussões ambientais, por meio de sequências didáticas a serem trabalhadas no diálogo entre professores e alunos, levando-se em conta o fundamento da comunicação como um processo de interação, portanto, de construção intersubjetiva de saberes.
- DissertaçãoNarrativas ambientais: reflexões a partir da comunicação pública sobre o Programa Município VerdeAzul em Sorocaba(2019) Souza, Gisele Cristina Gabriel deEsta dissertação tem como objeto de estudo inicial a comunicação pública realizada na cidade de Sorocaba (SP), por meio das campanhas e matérias jornalísticas sobre o Programa Município VerdeAzul (PMVA). Em 2016, o município conquistou o 7º lugar no ranking do Programa. Este certificado aponta para uma cidade com práticas sustentáveis e preocupada com a educação e a preservação ambiental. Nesse sentido, interessa-nos investigar as práticas comunicacionais públicas desenvolvidas na cidade, no que tange às questões ambientais. Nessa perspectiva, as contribuições de autores como Brandão (2007), Duarte (2007), Koçouski (2012), Mainieri; Ribeiro (2011), Matos (2006) e Zémor (2005) tornam-se fundamentais para compreendermos os conceitos de comunicação pública. Sobre a importância da educação ambiental, autores como Adão (2005), Reigota (2017) e Sauvé (2005) são essenciais para fundamentação do tema. A metodologia proposta para este estudo envolve pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e análise de narrativas. Nosso percurso se organiza em três capítulos: no primeiro, referencial teórico; no segundo, análise das campanhas e matérias jornalísticas referentes ao PMVA; e no terceiro, análise do papel da poesia na sociedade, entendendo-a como uma possibilidade comunicativa mobilizadora dos sentidos. Para tanto, teremos o aporte teórico de Míriam Cristina Carlos Silva; Vilém Flusser; Florence Dravet e a contribuição do pensamento complexo de Edgar Morin. Os dados coletados apontaram que a implementação do Programa Município VerdeAzul na cidade, bem como o título de cidade educadora, servem para direcionar a agenda pública do município, no que diz respeito a ações educativas, a fim de informar a população sobre problemas ambientais, bem como sobre a existência e as funções de um debate público. Apesar de existirem algumas lacunas, Sorocaba se utiliza de elementos da Comunicação Pública, com base nos textos analisados, como uma comunicação informativa, com diferentes atores da sociedade, seja para informar sobre a gestão pública, prestar contas, ou informar sobre debates públicos. Nas campanhas e matérias jornalísticas analisadas, procuramos identificar também a existência de narrativas. Porém, apesar de algumas matérias conterem elementos narrativos, tanto as campanhas quanto as matérias são classificadas como informativas. Como possibilidade de pesquisas futuras, defendemos uma abordagem pelo sensível, pelo poético, que possui a capacidade de comunicar e transformar a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor.