Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Autor "Santos, Geovana Alves dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCDecisão de compra frente as embalagens de alimentos com FOP (Front-Of-Package)(2023) Santos, Geovana Alves dosO Decreto Lei nº 986, de 21 de abril de 1969 define alimento como qualquer substância ou mistura de substâncias que fornecem ao organismo humano elementos normais para sua formação, manutenção e desenvolvimento. A industrialização dos alimentos é uma necessidade da população, pois, ela garante a segurança alimentar, entretanto, o consumo excessivo de alimentos industrializados normalmente é associado ao consumo excessivo de açúcares, gorduras e sal, contribuindo com problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Diante dos vários problemas de saúde identificados na população brasileira devido aos maus hábitos alimentares a legislação brasileira de alimentos atua como medida preventiva e ferramenta de saúde pública, com o objetivo de melhorar a alimentação brasileira, pois os rótulos são vistos como veículo de segurança alimentar e nutricional, garantia de saúde pública e direito humano a alimentação com qualidade. No entanto, os rótulos também podem ser ferramenta para o marketing, podendo promover alimentos considerados não saudáveis. A RDC nº429/20 busca sanar os problemas identificados pela população, como a falta de entendimento, confusões sobre a qualidade nutricional dos alimentos e a dificuldade de leitura e visualização das informações nutricionais. Desta maneira, o novo modelo visa comunicar de forma simples e fácil os principais atributos dos alimentos. Dentre as mudanças da nova rotulagem para alimentos, a lupa ou FOP (Front-of-package) no painel frontal é o foco desta pesquisa, pois busca identificar o processo de decisão de compra frente a essas embalagens. Nos resultados da pesquisa encontrou-se que a quantidade de lupas no painel frontal faz parte da decisão de compra, além de os consumidores estarem mais atentos aos rótulos dos alimentos na busca por alimentos melhores para se consumir.