Navegando por Autor "Ferraz, Elen Cristina de Oliveira Ferreira"
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- TeseEntretemposespaços da experiência: criação de sentidos no cotidiano escolar(2015) Ferraz, Elen Cristina de Oliveira FerreiraEsta tese apresenta alguns processos de criação e produção de sentidos no cotidiano escolar. Visa investigar possibilidades de experimentar processos de criação com professores, por meio de oficinas inventivas tomadas como lugar discursivo de negociação, que foram desenvolvidas com professoras de Educação Infantil, nos Centros de Educação Infantil inseridas na rede municipal de Educação Básica da cidade de Sorocaba. Partiu-se da hipótese de que o convite ao pensar, por provocações estéticas, pode concorrer para: o despertar de uma política de cognição; sensibilizar pessoas para o processo de criação; abrir espaços de subjetivação e de produção de sentidos; possibilitar o potencial crítico de produção coletiva; ampliar espaços para controvérsias; potencializar mudanças. Neste sentido, as oficinas inventivas exercem um importante papel na renovação do território existencial das pessoas, e por revelar espaços em que se promove a visibilidade e negociação de versões repercutem implicações teóricas, metodológicas e éticas. Pretendeu-se contextualizar temposespaços contemporâneos, no/do cotidiano escolar, identificar a percepção das professoras acerca dos processos experimentados e analisar quais são os problemas que limitam os processos criativos e a produção de sentidos no cotidiano escolar. Defende-se a tese de que é possível provocar temposespaços de acontecimento em que professores (as) possam exercitar um pensamento nômade, conectando-se e fazendo rizomas que possibilitem gerar processos criativos e de trocas simbólicas, resistindo aos dispositivos e às estruturas contemporâneas. O trabalho provocou professoras a experimentar processos de criação no cotidiano escolar contemporâneo, por meio de oficinas como espaços de produção de sentidos e coconstrução de identidades. Tomou as oficinas como estratégia de pesquisa e se desenvolveu por entrelaçamentos da linguagem poética, de conceitos, de experiências da pesquisadora, de expressões gráficas, com as múltiplas vozes das professoras. Ao abrir espaços de subjetivação, considera-se a responsabilidade ético-política do pesquisador, com uma conceituação de temposespaços do viver, com os temposespaços criativos em oficinas e com os temposespaços da experiência e processos de produção de subjetividades.
- DissertaçãoEscola Municipal de Primeiro Grau e Ensino Supletivo Matheus Maylasky: a municipalização desejada(2005) Ferraz, Elen Cristina de Oliveira FerreiraEste trabalho procurou analisar o processo de municipalização da Escola Municipal de Primeiro Grau e Ensino Supletivo “Matheus Maylasky”, ocorrido no município de Sorocaba, Estado de São Paulo, ano de 1996. A análise se desenvolveu, através de quatro perspectivas que se entrelaçam ao longo do trabalho: um estudo sobre elementos da Escola Pública, enfocando sua origem e crise atual; uma conceituação de municipalização que dialoga com a produção já existente; um breve histórico do município de Sorocaba enfocando a Fundação da Escola Primária Ferroviária e o panorama educacional sorocabano de 1996 relacionando elementos da escola pública estadual e municipal sorocabana; uma análise dos acontecimentos que marcaram o processo de municipalização da escola em questão, objetivando apanhar o fazer concreto dos homens na sua constituição enquanto sujeitos históricos.