Navegando por Autor "Martins, Bruno Antonio da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoMarca e publicidade : ressignificação da velhice(2016) Martins, Bruno Antonio da SilvaA pesquisa, que tem como tema a relação entre as marcas e a periodização da vida, parte do pressuposto de que, na contemporaneidade, as marcas, via publicidade, propõem sentidos e valores, estilos de vida, incitam a imaginação, guardando vínculos, em algumas produções, com os períodos da vida: infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice. Norteada pela pergunta: Como as marcas, via publicidade, engendram valores relativos à velhice e, em que medida, tal movimento pode contribuir para a ressignificação deste período da vida?, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a publicidade ressignifica a velhice e como objetivos específicos: refletir sobre a periodização da vida na contemporaneidade; identificar as transformações de concepções de marca e publicidade neste contexto; explicitar os valores relativos à velhice propostos pela publicidade e conjeturar sobre a possibilidade da publicidade contribuir para a ressignificação da velhice. Para alcançar tais objetivos estabelecemos o seguinte protocolo de pesquisa: 1.Seleção de peças publicitárias impressas e audiovisuais, veiculadas no período de 2011 a 2014, guiada pelas palavras-chave: Idoso (ou termos sinônimos: Terceira Idade, velhice) e Publicidade; 2. Classificação das peças e seleção de peças para análise; 3. Seleção de estratégias metodológicas para análises das peças; 4. Realização de estudos sobre o conceito de idoso, bem como sobre a marca e publicidade no contexto atual; 5. Análise das peças publicitárias; 6. Análise dos resultados obtidos, visando identificar os valores propostos pelas marcas e a reflexão sobre o potencial desses para a reconstrução da velhice. As estratégias metodológicas são as seguintes: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirciana, de peças publicitárias impressas. Para as peças com movimento, acrescentamos estratégias advindas da análise de filmes, conforme a proposta de Aumont e Marie (2013). Entre os resultados, destacamos que a qualidade de vida do idoso está vinculada à tecnologia, tanto em relação ao bem estar quanto à construção de relacionamentos pessoais. A reflexão sobre a relação da publicidade no processo de construção social de um período da vida constitui a importância desta pesquisa, que é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, por tratar de relações entre a publicidade (mídia) e a periodização da vida envolvendo a análise de peças publicitárias.
- TeseO processo de criação na publicidade: perspectivas de criativos em foco(2023) Martins, Bruno Antonio da SilvaA presente pesquisa tem como tema o processo de criação em publicidade e é guiada pela hipótese de que este processo compartilha especificidades com o processo de criação da ciência e da arte. Com o objetivo geral de compreender o processo de criação em publicidade e os específicos de explicitar aproximações entre ciência e arte, com foco no processo de criação; mostrar como crenças sobre a velhice e o envelhecimento se apresentam na produção publicitária; tratar a publicidade como um sistema de signos, na perspectiva da semiótica peirceana, e destacar facetas do processo de criação em publicidade, aplicam-se estratégias advindas da semiótica peirceana para análise de peças publicitárias que envolvem representações de idosos, de uma amostra de interesse composta por cinco peças publicitárias recentes. Tais análises são permeadas por ideias de profissionais envolvidos no processo de criação dessas peças, coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. As reflexões sobre o processo de criação, na ciência e na arte, fundamentam-se em ideias de cientistas e artistas, como consta em literatura específica sobre processo de criação – Moles, Valéry, Morin e Ostrower, entre outros –; em seguida, em ideias de criativos, coletadas nas entrevistas, sendo que os vínculos do processo de criação com a cognição são efetivados com ideias peirceanas sobre os tipos de raciocínio. Entre os resultados, destacamos que os processos de criação na ciência e na arte, bem como na publicidade, em geral, envolvem a busca e a elaboração de procedimentos e técnicas que dependem de materiais existentes; os momentos de criação são conscientes e concentram comparações, conjeturas, hipóteses, ou seja, envolvem o raciocínio abdutivo; dependem do meio cultural dos artistas, cientistas e criativos, e não são processos levados adiante individualmente, pois ambos requerem comunidades tanto para a criação como para a validação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisa pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e relevante pedagogicamente, pois traz contribuições para a compreensão do processo de criação e da criatividade como uma faceta da cognição e, socialmente, pois dá subsídios para os criativos redimensionarem a sua prática relativa ao processo de criação em publicidade, atrelando o original à possibilidade de transformações de crenças e hábitos cristalizados no meio social.