Navegando por Autor "Moreno, Rafael Fernando de Moraes"
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- DissertaçãoAnálise do perfil discente da Universidade de Sorocaba, mediante a técnica de mineração de dados(2014) Moreno, Rafael Fernando de MoraesNo cenário complexo que constitui a universidade nos dias atuais, impulsionada e pressionada pela lógica do mercado, cabe a perguntar: quem está frequentando a universidade? O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de caso na Universidade de Sorocaba identificando possíveis padrões e classificações no perfil dos discentes que expliquem a sua escolha por determinado curso. Para este feito será realizado uma análise empírica no banco de dados da Universidade fazendo uso de um software de mineração de dados e utilizando um processo denominado KDD (Knowledge Discovery in Databases), que tem a finalidade de descobrir conhecimento em grande volume de dados. Com esta técnica e ferramenta serão analisados os dados socioeconômicos e do questionário informativo dos estudantes ingressantes entre 2006 a 2011, buscando assim, extrair possíveis classificações que expliquem o perfil do estudante que busca determinado curso.
- TeseEducação superior e ENADE: mineração de dados como ferramenta para gestão(2019) Moreno, Rafael Fernando de MoraesEste trabalho tem como foco a Avaliação da Educação Superior, tendo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como fonte de dados para análise do período de 2004 a 2014. Ano após ano, o ENADE foi se reconfigurando, dificultando a utilização de seus dados devido à falta de padronização. Assim, nesta pesquisa se colocam as seguintes indagações: a) quais as implicações destas mudanças quanto à geração de informações confiáveis para a gestão acadêmica? b) como fazer uso dos dados do ENADE para tomada de decisão e/ou auxílio na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES)? Para tanto, este trabalho identificou e analisou as alterações existentes nos microdados do ENADE e as dificuldades que essas alterações apresentam quanto ao seu uso na gestão da Educação Superior. A mineração de dados foi utilizada como técnica para possibilitar a identificação de padrões e informações regulares, porém, ocultas no conjunto dos dados do ENADE. Como resultado, foram identificados padrões existentes nos microdados, destacando variáveis comuns em todos os anos de aplicação, demonstrando assim, que é possível utilizar o ENADE como fonte para a tomada de decisões no âmbito da Educação Superior e, principalmente, na melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes.