Navegando por Assunto "Cinema - Aspectos sociais"
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- DissertaçãoA representação do trabalho na ficção audiovisual brasileira: o filme A selva e a minissérie Amazônia : de Galvez a Chico Mendes(2009) Olivério, Ana Christina Nacif Dias de CarvalhoO objetivo principal do presente trabalho é verificar como a comunicação de massa representa as relações de trabalho no Brasil, um país onde as produções audiovisuais, especialmente as televisivas, encontram-se maciçamente presentes na cultura e referenciais do povo, podendo essas, com suas narrativas, atuar de maneira positiva ou negativa para a manutenção do sistema vigente, o capitalismo. Ao analisar dois discursos audiovisuais – o filme A Selva, de Leonel Vieira, e a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, de Glória Perez – são identificadas nas obras possíveis leituras das relações de trabalho e as relações sociais por essas geradas. Inicialmente são verificadas algumas representações que tiveram a Amazônia como cenário. Fala-se sobre os conceitos de ideologia e como esta se faz presente em discursos ideológicos de produtos audiovisuais. Para um melhor aprofundamento é discutida de maneira mais detalhada a narrativa clássica, uma vez sendo essa a forma de discurso audiovisual mais utilizada nas produções ocidentais. O tema cultura e a sua relação com os meios de comunicação de massa é abordado. Também é verificada a relação entre indústria cultural e cultura de massa, e seus efeitos na sociedade. O cinema e a televisão são analisados como meios audiovisuais de comunicação da indústria cultural. Faz-se um apanhado sobre o trabalho ao longo da história da humanidade, dando maior destaque para o sistema capitalista, suas bases e principais conceitos. A fim de contextualizar o tema na sociedade brasileira, temos uma recapitulação do desenvolvimento do trabalho no Brasil. Por fim, temos a análise das obras “A Selva” e “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”. Assim são reconsideradas as hipóteses, consolidando-as ou invalidando-as. Há uma busca de significações e possibilidades de comunicação dos elementos do texto que possibilitam gerar leituras das relações de trabalho e das relações sociais dentro dos dois discursos. As duas obras audiovisuais são examinadas tecnicamente e desmontadas, a fim de desdobrar suas significações. São identificadas possíveis leituras que determinadas cenas, personagens e histórias podem suscitar. O que é proposto é uma investigação que perceba como cada obra reafirma ou contesta uma ou outra ideologia.
- DissertaçãoCinema e imaginário: fragmentos de lembranças(2009) Solla, Ana Maria FidelisEm nossa pesquisa, colocamos as Literaturas junto às outras representações visuais – Teatro, Cinema e Televisão - considerando a todos como meios imagéticos de comunicação, por fazerem uso da Figura como forma de expressão. Este estudo, entre outros objetivos, busca verificar a influência do cinema sobre a formação do imaginário de seus espectadores. Para tanto, voltamos nossa atenção para um grupo restrito de integrantes do CineClube da Terceira Idade da UNISO “Maria José Sodré”, pessoas que testemunharam o processo de consolidação do cinema como grande indústria cultural. Para esta investigação, a metodologia aplicada foi a coleta de depoimentos orais, processo individual de parcela que compõe o todo coletivo. O contato com as lembranças, nas falas dos depoentes, possibilitou o acesso às suas memórias, presentificando, assim, o passado. Pretendemos mostrar, ainda, o cinema como instrumento de fascínio, ilusão e prazer visual, bem como a identificação do cinema como fonte inspiradora de hábitos, costumes e comportamentos.
- DissertaçãoCinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers(2013) Jordão, Alexandre de MedeirosEste trabalho tem como objetivo mostrar, através da análise de duas sequências filmicas como a cultura do corpo masculino com "músculos hipertrofiados e pouca gordura" foi propagada através da narrativa clássica nos filmes de guerra americanos: Rambo First Blood Part II (George P. Cosmatos, 1985) e Capitão América (Joe Johnston, 2011) cujos atores de certa forma atuaram como Personal Trainers nas telas. Também discute a relação da indústria cultural na produção dos filmes e sua contribuição para a construção da identidade cultural física nos EUA. As argumentações presentes neste trabalho baseiam-se na Teoria Critica da Escola de Frankfurt, nos Estudos Culturais Britânicos e no modelo de codificação e decodificação de Stuart Hall. Metodologicamente utilizamos revisão bibliografica e técnicas de análise filmica para comprovar a existência de discursos fisiculturistas nos filmes analisados.