Navegando por Assunto "Comunicação de massa – Sorocaba (SP) - Aspectos sociais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCiclovia e comunicação: uma contribuição para ressignificar a imagem de Sorocaba(2011) Marangon, Cláudio Henrique RodriguesEntender a cidade na perspectiva da comunicação e sua vinculação à vida urbana éuma das tendências dos estudos urbanos, da comunicação e da cultura. O ambiente urbano, repleto de signos, comunica-se de diversas formas, às vezes direta e objetivamente como é o caso dos painéis, outdoors, cartazes entre outros e, às vezes, indireta e casualmente como é o caso da arquitetura, do paisagismo, das pessoas, dos veículos, enfim, tudo o que está presente no espaço urbano também são formas de comunicação. A priori, pode-se dizer que alterando a forma da cidade, indiretamente, seu conteúdo também será modificado implicando em uma comunicação diferenciada e com propósitos específicos, conforme os atores que intervêm nessa mudança. Na última década, a cidade de Sorocaba-SP vem modificando sua paisagem urbana através da implantação de uma rede de ciclovias, inseridas dentro do Plano Cicloviário Sorocabano. Com a proposta de interligar as principais avenidas da cidade através das ciclovias, o poder público investiu – e ainda investe – em ações para divulgar e incentivar o uso da bicicleta na cidade. O objetivo deste trabalho é compreender a cidade como um espaço comunicacional e avaliar o papel das ciclovias implantadas na cidade de Sorocaba-SP. Para tanto, realizou-se revisão da literatura sobre os temas, coleta de dados – registros fotográficos – das ciclovias e de seu entorno, os quais serão analisados também através da semiótica de Peirce. Assim a cidade é compreendida como um sistema complexo de signos que deve ser analisado e entendido através da dinâmica de seus ambientes. Em decorrência das modificações ocorridas na paisagem urbana da cidade de Sorocaba, ocorreram mudanças nos modos de relacionamento dos seus habitantes com este novo espaço, produzindo novos usos, aquisição de novos hábitos; permitindo um novo olhar para a cidade; possibilitando novas relações. Além de serem reveladoras do significado social, da função, da história do lugar com que divide o espaço. Cristaliza, enfim, novas relações sociais, novas práticas culturais e a construção ou (re) significação da imagem da cidade.