Navegando por Assunto "Comunicação de massa - Aspectos políticos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicação, cultura e ideologia impressas nas cédulas e moedas da era Vargas: (1930-1945)(2013) Santos, Roger dosEsta dissertação apresenta o dinheiro, cédulas e moedas do Estado varguista, entendidos, dentro das teorias da Comunicação, como mídia. O objetivo pretendido foi apresentar como um regime autoritário e populista usou do dinheiro circulante como mídia legitimadora de sua ideologia. Entender o dinheiro como veículo não é algo que criamos na pesquisa, mas uma leitura feita a partir de um período determinante na construção da modernidade brasileira em que, nem o dinheiro da época, tanto o mil-réis quanto o Cruzeiro, ficou de fora da propaganda ideológica. Paralelamente aos estudos da imagética estampada na moeda, nos valemos de elementos da cultura como música e cinema para compreender o contexto político-cultural da Era Vargas. O Cruzeiro, moeda brasileira instalada no início dos anos 1940 recebeu especial atenção. A partir do conceito de mídia secundária de Harry Pross, entendida como as que lançam mão da técnica e do suporte para comunicar via impresso e que vêem o ato da leitura facilitado, uma vez que não é intermediado pela técnica, foram lidos os símbolos estampados na moeda brasileira o que possibilitou depreender como os mecanismos usados pelo regime batizado de Estado Novo trabalharam para legitimar seu operar naquela mídia, significante real de valor. Mostramos aqui que para legitimar suas ações o governo interveio em todos os veículos disponíveis com ação direta da censura. As cédulas e moedas do Cruzeiro foram usadas como suporte imagético do discurso políticoideológicas getulista que primou pela exaltação do presidente e do Estado.
- DissertaçãoO jornal "O Estado de S. Paulo", no processo de integração do Mercosul(2009) Mieto, MeireclerEsta pesquisa é fruto de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO, com o objetivo de investigar a Análise de Conteúdo de textos publicados no jornal “O Estado de S. Paulo”, no ano de 2007; abordando os aspectos comerciais e o processo de integração do Mercosul; com intuito de entender como o jornal demonstra, aos seus leitores, os acontecimentos que se desenrolam dentro do bloco econômico, bem como, a sua ideologia contida na apresentação dos fatos; a freqüência dos assuntos que motivaram a veiculação jornalística; os interesses dos países membros; e, a sua contribuição para a consolidação do bloco como um ator importante no desenvolvimento das economias, que os países membros representam na geopolítica econômica. Os meios jornalísticos têm a função de institucionalizar e levar ao público notícias as quais julguem relevantes e que sejam construídas como forma de levar informação clara e objetiva, excluindo sua característica persuasiva; no entanto, a cultura e a ideologia estão caracterizadas no texto, repercutindo nas diferentes formas de interpretações individuais, motivo pelo qual, foram objetos de estudo deste trabalho. A pesquisa também se prendeu na leitura e interpretação da formação do Mercosul e nas características culturais e ideológicas, como fatores influenciadores dos governantes dos países membros, em suas tomadas de decisões que envolvam o comprometimento do bloco, bem como, nas produções dos textos jornalísticos, dentro da característica da empresa e de seus colaboradores e/ou correspondentes. Foi constatado que o jornal, na maioria das vezes, não deixa claro, ao leitor, a posição atual do bloco, o comprometimento dos países membros com a sua consolidação; e aponta, com certa frequência, a fragilidade de sua integração.