Navegando por Assunto "Creches"
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- DissertaçãoA educação menor para ser feliz: "piolhos" e "piolhiferações" no cotidiano escolar infantil, e -(2014) Lima, Pedro GomesNa perspectiva de dar visibilidade aos acontecimentos cotidianos, aqueles que subvertem ao script padrão, provocando alegria e alterações de rotas, este trabalho teve como propósito apresentar e refletir sobre alguns acontecimentos cotidianos numa creche municipal da cidade de Sorocaba. Utilizou-se como referencial teórico a filosofia deleuze-guattariana, numa perspectiva de pedagogia rizomática. Para escolha dos acontecimentos, para relato e análise, teve-se como critério as experiências que provocaram alegrias nas crianças, cuidado e respeito mútuo. O cuidado ético que é a aceitação do outro como ele é, como oferta de acolhimento ao que nele pede passagem, de sua alteridade. Foram escolhidos três acontecimentos sobre o cotidiano escolar da educação infantil, como possibilidade de linhas de fugas e de potências. A análise relacionou-as com o conceito de educação menor, capaz de escapar da educação maior, dos parâmetros e políticas públicas, em favor da criança e de seu desenvolvimento com alegria.
- DissertaçãoOs auxiliares de educação e o seu trabalho(2008) Lobo, Sílvia Cavalcante LapaA fim de acrescentar à pauta de debates o assunto Auxiliares de Educação, esta pesquisa tem como objetivo verificar quais os trabalhos exercidos por esses profissionais e qual a formação exigida para exercerem tal cargo. Esta dissertação buscou conhecer nos pressupostos teóricos, qual conhecimento necessário a um profissional para exercer o trabalho docente a que são convocados, tendo em vista o binômio cuidar/educar. Verificaram-se as questões metodológicas que perpassam o universo escolar e qual seria a formação adequada para tais profissionais da educação. Buscou-se verificar as condições de trabalho do Auxiliar de Educação na dinâmica do cotidiano das instituições escolares. Quem são e como compreendem sua função no binômio cuidar/educar? Pesquisa realizada com e sobre esses profissionais revelou que quando faltam, são substituídos por professores, com formação específica para serem educadores, enquanto os Auxiliares de Educação têm como exigência apenas o Ensino Médio. Os desafios concretos da prática cotidiana revelam a necessidade de um preparo que não existiu. As entrevistadas percebem que cuidar em casa (como mãe) não é a mesma coisa que cuidar e educar (como Auxiliar de Educação). A busca dos referenciais teóricos permitiu observar mudanças significativas na área da educação, especialmente as relativas à educação infantil, a partir da redemocratização do país, década de 1980. Apareceram, então, as creches como parte integrante do sistema escolar, mas a questão que se levanta é que continuam à margem da legislação, alguns agentes educativos incorporados à educação infantil: monitores, crecheiros, recreacionistas, pajens e Auxiliares de Educação. Apesar de as crianças no Brasil terem assegurado o direito à educação infantil, o que se verificou na cidade de Sorocaba é que o atendimento em creches está bem longe do ideal. Crianças de quatro meses a três anos estão sob a responsabilidade de Auxiliares de Educação, “profissionais” que não possuem conhecimento específico sobre o processo de crescimento, desenvolvimento orgânico (promoção da saúde), aquisição de habilidades psicomotoras e desenvolvimento das funções intelectuais. A pesquisa verificou em que medida os Auxiliares de Educação tem consciência da relação educar/cuidar, no desenvolvimento de suas atribuições cotidianas. Os resultados revelaram que é necessário deixar claro qual é o papel que deve desempenhar a creche no sistema educativo uma vez que esses profissionais denominados Auxiliares de Educação percebem não estar preparados para as atribuições que lhes são impostas no dia-a-dia.