Navegando por Assunto "Creches"
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- DissertaçãoA educação infantil e a questão da judicialização nas escolas municipais de Sorocaba (2011 a 2016)(2022) Arruda, Viviane Scalise LiberatoscioliEsta dissertação ao abordar a questão da falta de vagas em creches, destaca o processo de judicialização que envolve assunto e a política municipal de Educação Infantil no município de Sorocaba/SP. A pesquisa do tema se justifica pelo interesse em mostrar como ocorre a judicialização, que obrigou a Secretaria Municipal da Educação (Sedu), a um estudo minucioso e a uma engenharia administrativa para atender a essas ordens judiciais, de modo a garantir as vagas e o funcionamento das escolas de Educação Infantil do município. Faz uma abordagem sobre os seguintes problemas: como a política educacional do município se adaptou ao processo de demanda por vagas via judicialização? Trabalha com a hipótese de que é preciso ressaltar que a interferência do judiciário ao garantir o acesso à vaga na creche e resolver o problema da família, pode acarretar problemas para os setores administrativos e funcionais, principalmente para as instituições educacionais. Possui como objetivo principal apresentar quais os efeitos para a política municipal de educação infantil, gerados pela interação entre o sistema de justiça e a Secretaria Municipal de Educação. Como objetivos específicos, faz ainda uma abordagem se as famílias que cumprem os trâmites administrativos são prejudicadas com esse processo de judicialização; aborda se o direito pedagógico da criança está sendo atendido. Como referências traz Callegari (2017), Marinho (2009), Kramer (2007), Kuhlmann Jr.(2002), Kishimoto (1986) com a consideração de alguns temas que discorrem sobre o assunto, a história do surgimento da creche, objetivos e as diretrizes curriculares para Educação Infantil. Livros, periódicos e artigos que abordam o assunto embasam as reflexões da temática. Também ao tratar mais especificamente sobre o município de Sorocaba/SP, são utilizados documentos, estatísticas levantadas pela Secretaria de Educação e outras informações importantes fundamentais para mostrar o trabalho efetivo diante dos efeitos na política municipal de educação infantil gerados pela interferência do judiciário no acesso a essas vagas.
- DissertaçãoA educação menor para ser feliz: "piolhos" e "piolhiferações" no cotidiano escolar infantil, e -(2014) Lima, Pedro GomesNa perspectiva de dar visibilidade aos acontecimentos cotidianos, aqueles que subvertem ao script padrão, provocando alegria e alterações de rotas, este trabalho teve como propósito apresentar e refletir sobre alguns acontecimentos cotidianos numa creche municipal da cidade de Sorocaba. Utilizou-se como referencial teórico a filosofia deleuze-guattariana, numa perspectiva de pedagogia rizomática. Para escolha dos acontecimentos, para relato e análise, teve-se como critério as experiências que provocaram alegrias nas crianças, cuidado e respeito mútuo. O cuidado ético que é a aceitação do outro como ele é, como oferta de acolhimento ao que nele pede passagem, de sua alteridade. Foram escolhidos três acontecimentos sobre o cotidiano escolar da educação infantil, como possibilidade de linhas de fugas e de potências. A análise relacionou-as com o conceito de educação menor, capaz de escapar da educação maior, dos parâmetros e políticas públicas, em favor da criança e de seu desenvolvimento com alegria.
- DissertaçãoOs auxiliares de educação e o seu trabalho(2008) Lobo, Sílvia Cavalcante LapaA fim de acrescentar à pauta de debates o assunto Auxiliares de Educação, esta pesquisa tem como objetivo verificar quais os trabalhos exercidos por esses profissionais e qual a formação exigida para exercerem tal cargo. Esta dissertação buscou conhecer nos pressupostos teóricos, qual conhecimento necessário a um profissional para exercer o trabalho docente a que são convocados, tendo em vista o binômio cuidar/educar. Verificaram-se as questões metodológicas que perpassam o universo escolar e qual seria a formação adequada para tais profissionais da educação. Buscou-se verificar as condições de trabalho do Auxiliar de Educação na dinâmica do cotidiano das instituições escolares. Quem são e como compreendem sua função no binômio cuidar/educar? Pesquisa realizada com e sobre esses profissionais revelou que quando faltam, são substituídos por professores, com formação específica para serem educadores, enquanto os Auxiliares de Educação têm como exigência apenas o Ensino Médio. Os desafios concretos da prática cotidiana revelam a necessidade de um preparo que não existiu. As entrevistadas percebem que cuidar em casa (como mãe) não é a mesma coisa que cuidar e educar (como Auxiliar de Educação). A busca dos referenciais teóricos permitiu observar mudanças significativas na área da educação, especialmente as relativas à educação infantil, a partir da redemocratização do país, década de 1980. Apareceram, então, as creches como parte integrante do sistema escolar, mas a questão que se levanta é que continuam à margem da legislação, alguns agentes educativos incorporados à educação infantil: monitores, crecheiros, recreacionistas, pajens e Auxiliares de Educação. Apesar de as crianças no Brasil terem assegurado o direito à educação infantil, o que se verificou na cidade de Sorocaba é que o atendimento em creches está bem longe do ideal. Crianças de quatro meses a três anos estão sob a responsabilidade de Auxiliares de Educação, “profissionais” que não possuem conhecimento específico sobre o processo de crescimento, desenvolvimento orgânico (promoção da saúde), aquisição de habilidades psicomotoras e desenvolvimento das funções intelectuais. A pesquisa verificou em que medida os Auxiliares de Educação tem consciência da relação educar/cuidar, no desenvolvimento de suas atribuições cotidianas. Os resultados revelaram que é necessário deixar claro qual é o papel que deve desempenhar a creche no sistema educativo uma vez que esses profissionais denominados Auxiliares de Educação percebem não estar preparados para as atribuições que lhes são impostas no dia-a-dia.
- DissertaçãoPráticas pedagógicas com textos jornalísticos pelo letramento cientifico na educação infantil : relato de experiência baseado em observação docente(2025) Celestino, Marcio JoséEsta pesquisa de abordagem qualitativa é guiada pela seguinte questão norteadora: “Como reportagens jornalísticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) podem ser utilizadas em práticas pedagógicas na Educação Infantil com a intenção de pré-letramento científico no cotidiano escolar das creches?” O objetivo geral desta pesquisa é registrar práticas pedagógicas com reportagens jornalísticas de CT&I na Educação Infantil que se prestem, potencialmente, ao pré-letramento científico. Para que seja possível atingir tal fim, são objetivos específicos: i) identificar a partir da percepção docente a viabilidade do pré-letramento científico na EI (creche); ii) investigar como ocorre a transposição didática do gênero textual, através de sequência didática, em consonância com os eixos norteadores da Educação Infantil. Com aporte teórico nas relações socioculturais construídas no espaçotempo da infância, trago a formação de conceitos a partir de Vygotsky (2009) e a reportagem, enquanto meio de comunicação, pelas lentes de Lage (2004), Profeta (2021) e Traquina (2023a; 2023b). Para elucidar a aprendizagem científica o aporte está vinculado aos estudos de Sasseron (2018) e sobre práticas pedagógicas a base está em Imbernón (2011) e Tardif (2009). O alicerce para a transposição didática está nos estudos de Almeida (2007) e Chevallard (1991;2013) e, para sequência didática, o apoio teórico nas pesquisas de Zabala (1998). Enquanto procedimentos metodológicos, sete educadoras foram convidadas a elaborar e aplicar uma sequência didática, a partir de reportagens jornalísticas de CT&I com temas pertencentes ao universo infantil. Essas aulas foram observadas com base em um instrumento de observação do tipo checklist, adaptado de Roberson (2006), e dividido em quatro eixos: (1) “conhecimento sobre o assunto”; (2) “organização e clareza da apresentação”; (3) “estratégias de ensino” e (4) “respondendo e fazendo perguntas”. Tais eixos direcionaram as análises reconstrutivas. Concluiu-se que a Educação Infantil oscila, historicamente, entre abordagens preparatórias e espontaneístas, muitas vezes desconsiderando a importância da ciência nesse nível, o que reforça a necessidade de se valorizar a creche como um ambiente educativo fundamental para o desenvolvimento infantil. Assim, a pesquisa evidencia que a transposição didática de reportagens jornalísticas de CT&I pode contribuir para o letramento científico das crianças bem pequenas, desde que respeite sua singularidade e utilize o brincar e a interação como meios essenciais para a aprendizagem.