Navegando por Assunto "Deficientes - Ensino superior"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoInclusão de deficientes no ensino superior: o trabalho docente frente ao processo de inclusão(2010) Nogueira, Lilian de Fatima ZanoniEsta pesquisa debruça-se sobre a realidade de inclusão de deficientes em instituições de Ensino Superior, e objetiva analisar quais modificações/interferências essa realidade impõe aos docentes, baseado em Tardif, Morosini, Mancebo, Dejours, Thoma, Prioste, Eidelwein. Utilizou-se o método qualitativo, com base em pesquisa de campo, elaborada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados, optou-se por organizá-los em categorias baseadas no roteiro da entrevista. Foram pesquisadas três instituições particulares da cidade de Sorocaba, com a participação de nove professores. Como resultado, observa-se que as ações institucionais são individualizadas a partir dos tipos de deficiência, não clara aos docentes, e interferindo no recebimento dos alunos. Os docentes, de um modo geral, valorizam a atuação com deficientes, relatando que a experiência acrescentou -lhes novas formas de vivenciar a docência, formas essas expressas na necessidade de modificação pedagógica, comunicacional e de relacionamento com o grupo e com o aluno individualmente. Acrescenta-se ao trabalho docente, nessa realidade, uma sobrecarga de trabalho, à medida que é necessário, com a mesma carga horária, atender a esse público individualmente em algumas necessidades específicas. A flexibilização e a precarização do trabalho docente se apresentam como decorrentes da necessidade de cumprir com as atribuições rotineiras da profissão, independente de haver inclusão ou não. Concluiu-se que na realidade estudada a inclusão desses deficientes no Ensino Superior interferiu positivamente no trabalho docente, porém, é urgente que sejam pensadas ferramentas de suporte para politicas educacionais inclusivas, ampliando as ações para além dos esforços individuais do docente.