Navegando por Assunto "Deficientes visuais"
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- DissertaçãoComunicação e audiodescrição: estudos contemporâneos(2014) Pinotti, José LuizO objetivo desta pesquisa é discutir, do ponto de vista da comunicação, a Audiodescrição (AD), tradução de imagens em palavras como ferramenta de acessibilidade cultural, capaz de proporcionar aos deficientes visuais autonomia durante uma sessão de cinema, nas programações de TV e Internet, além de espetáculos teatrais e exposições. Com enfoque no processo de produção e na qualificação dos profissionais Audiodescritores, esta pesquisa está restrita às realizações audiovisuais previstas para exibição em cinema, TV e internet, independente de gênero e formato. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com os profissionais Audiodescritores da Iguale Comunicação de Acessibilidades, empresa produtora de conteúdo audiodescritivo, com o Blog da Audiodescrição e com o deficiente visual Paulo Romeu Filho, um dos organizadores do livro; “Audiodescrição Transformando Imagens em Palavras” (MOTTA; ROMEU FILHO, 2010) e autor do Blog da Audiodescrição. É importante destacar que no Brasil existem 35 milhões de deficientes visuais, total e parcial, que podem se beneficiar com a disseminação dessa técnica, enquanto ferramenta de acessibilidade cultural. O trabalho como produtor audiovisual independente e docente do ensino superior nas disciplinas de produção audiovisual motivou esta pesquisa.
- TeseFormação continuada docente para acessibilidade de estudantes com deficiência visual na educação profissional e tecnológica(2025) Silva, Ana Rita Dantas daA partir da primeira década do século XXI, após o desenvolvimento de ações inclusivas para a garantia do direito à educação de pessoas com deficiência em escolas regulares, verificou-se um aumento na ocupação de matrículas deste público nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica. Frente ao crescimento de matrículas de estudantes com deficiência, observou-se demanda por ações, no sentido de colaborar no processo de participação e aprendizagem desses/as alunos/as. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi compreender e analisar as ações de formação continuada, a partir de quatro encontros formativos realizados em 2023, destinados aos/às professores/as de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, denominado neste trabalho de “Câmpus S”, no contexto do atendimento aos estudantes com deficiência visual (DV). A presente pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, e buscou responder a seguinte questão norteadora, que corresponde ao problema de pesquisa: As ações de formação continuada, realizadas a partir de encontros formativos, no contexto do atendimento aos alunos com deficiência visual, contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes? Para alcançar o objetivo proposto a pesquisa foi dividida em três etapas: na primeira, foi aplicado um questionário diagnóstico, através do Google Forms – enviado ao e-mail dos/as professores/as que ministravam aulas em cursos nos quais havia matrícula de alunos/as DV, com o objetivo de identificar as principais necessidades de formação continuada para atendimento a esses/essas alunos/as. A partir dos resultados do questionário, a pesquisadora, e o NAPNE da instituição implementaram quatro encontros formativos (segunda etapa da pesquisa). Após a realização dos encontros, os dados foram sistematizados e organizados (transcrito todo o conteúdo gravado). A análise dos dados coletados nos encontros foi realizada por meio de narrativas, numa abordagem qualitativa. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário avaliativo aos/às professores/as – como técnica de investigação qualitativa, para que pudessem avaliar a contribuição dos encontros para o seu desenvolvimento profissional. Os resultados evidenciaram que os encontros formativos foram fundamentais para promover transformações nos sujeitos, uma vez que foram observadas trocas de saberes e experiência estabelecidas uns com os outros, alinhando o conhecimento teórico e prático, sendo possível, construir/reconstruir novos conhecimentos acerca do ensino, evidenciando-se, então, como uma situação promotora de desenvolvimento profissional. Por outro lado, observou-se também na presente investigação que para potencializar os processos de Desenvolvimento Profissional é necessário que a instituição de ensino possa desenvolver uma cultura coletiva, a fim de contribuir por melhorias no processo de trabalho docente, entendendo a necessidade de lutar por mais recursos humanos e materiais, recursos de acessibilidade, que possam colaborar no aumento da qualificação do trabalho docente para escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.