Navegando por Assunto "Educação - História - Iguape (SP)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAs escolas multisseriadas do município de Iguape: 1980-2008(2009) Strieder, Cristiane CorrêaEste trabalho tem como objetivo abordar o funcionamento das escolas multisseriadas que se mantêm em atividade no município de Iguape, cidade localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, e, visa compreender as diferenças desta forma escolar da que ocorre nas escolas situadas na zona urbana, assim como a importância destas instituições para a comunidade rural. Apesar de focalizar um local específico, é possível compreender através do estudo dessas escolas, a diferença que há entre a Educação rural e urbana, diante de um contexto histórico que abrange os setores político, econômico, social e cultural. As classes multisseriadas existem desde o final do século XIX e início do século XX. Funcionavam em salas cedidas por moradores de comunidades ou na casa de algum professor. Nesse ambiente, os alunos de diferentes séries podiam permanecer, de forma concomitante, com o mesmo docente. Por isso, posteriormente, essa organização escolar também ficou conhecida como ‘escola multisseriada’ e continua em funcionamento na atualidade, apresentando em sua estrutura semelhanças significativas com a forma em que funcionava nos séculos anteriores. O procedimento metodológico da pesquisa norteou-se pelo levantamento e estudo da bibliografia sobre a história de Iguape, assim como de trabalhos científicos sobre instituições rurais e unidocentes no Brasil. Por meio da legislação e da colaboração dos órgãos oficiais responsáveis pela educação foi possível compreender a organização e o funcionamento das escolas multisseriadas. O contato empírico com a realidade deu-se por meio de visitas às escolas, entrevistas com moradores envolvidos com as instituições e docentes de classes multisseriadas. Como resultado da análise dos dados teóricos e empíricos, foi possível esclarecer a importância daquelas instituições para as famílias que ainda se vinculam efetivamente ao meio rural. Perceberam-se, também, algumas diferenças entre as escolas da cidade e as do campo. Por último, registraram-se tensões entre as populações do campo e da cidade.