Navegando por Assunto "Educação escolar - História - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEscola, poder e exclusão social: práticas de exclusão na escola pública primária sorocabana nos anos 60 do século XX : uma contribuição para a história das práticas de exclusão social no Brasil(2007) Rondello, Pedro AlexandreEstudando sobre o tema exclusão constatei a ampla abrangência de seus significados e formas de manifestação. Para além dos conceitos sociológicos do tema, desenvolvi a presente dissertação no sentido de investigar formas sutis e, por vezes, contraditórias de práticas de exclusão social. Meu objetivo, neste trabalho, foi o de buscar na escola pública primária sorocabana, atuante na década de 60 do século XX, práticas que promoveram a condição de exclusão, contribuindo para o exercício de exclusões sociais no Brasil e, com base neste recorte temporal, selecionei a Escola Municipal ″ Dr. Getúlio Vargas " por sua projeção no cenário cultural da cidade que faz com que represente rica fonte de materiais e informações que tratam do tema proposto . Utilizando-me de documentos, oficiais e extra- oficiais, e entrevistas com os sujeitos que protagonizaram a historia da educação e da escola naquele dado momento histórico, apresento de forma sintetizada o processo de formação e ampliação da Educação na cidade de Sorocaba e, pormenorizadamente, o processo da concepção e formação da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas” dentro do panorama educacional da cidade, desde seus primórdios até a atualidade. Num segundo momento realizei o tratamento dos dados obtidos através das entrevistas realizadas, evidenciando práticas relacionadas ao tema da pesquisa para, no terceiro capítulo, serem articulados com a teoria psicanalítica de Donald Woods Winnicott que aponta para importância e alto nível de responsabilidade do ambiente no processo de formação e desenvolvimento da personalidade humana . O presente trabalho procura trazer à luz aspectos relacionados às práticas educacionais dos anos sessenta do século XX, no que diz respeito à inclusão e exclusão, aspectos estes que ficariam na obscuridade e talvez se perdessem.