Navegando por Assunto "Educação física"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação física escolar e a cultura do corpo em sociedades capitalistas(2004) Massari, MaurícioA Educação Física pode contribuir para a reprodução de uma sociedade de classes desiguais? Se a resposta for positiva, pode ainda ela atuar de maneira democrática e assim gerar contribuição contrária a essa reprodução? Se pode, como ela pretende fazer isso? Na possibilidade de descobrir algo que sempre quisermos saber ou entender foi que partimos para esse texto na tentativa de responder as questões aqui formuladas, ou seja, qual a relação entre a Educação Física e as questões culturais, sociais e históricas? Para tanto, nos apoiamos no materialismo histórico dialético por entender que de maneira singular ele contribui para as discussões acerca do projeto de educação brasileiro. Como alicerce teórico para tal tarefa, abordamos introdutoriamente as questões da concepção de homem e seu papel na teoria da cultura nas sociedades capitalistas. As diversas visões históricas e filosóficas de corpo, um retrospecto histórico da cultura e do corpo no Brasil permeiam também o pano de fundo que nos dará o embasamento para posteriores respostas. A Educação Física no Brasil e as influências por ela sofrida no decorrer de seu desenvolvimento reforçam o caráter reprodutor e alienante dessa disciplina escolar que faz com que ela contribua para a manutenção da sociedade capitalista cindida e desigual. A Educação Física pode deixar de colaborar na medida em que desocultarmos ou quebrarmos paradigmas/modelos históricos existentes no seio dessa disciplina escolar. Dando tratamento pedagógico as questões da cultura corporal, mostrando na historicidade desses temas a constante transformação que a sociedade está submetida (fruto da ação humana), a Educação Física teria um desenvolvimento mais humano, o corpo passaria a ser entendido como concreto, histórico, criador e transformador de realidades. Com esse tratamento pedagógico histórico cultural a criança/humano/corpo se percebe dentro de seu inacabamento e parte integrante de uma sociedade em construção e que, portanto, subscreve-se construtor de cultura e com poder transformador de realidade cultural no seu trato com a natureza. Será este um sonho? Podemos alimentar essa utopia? O sonho alimentaria a luta?
- TeseO ser professor: narrativas do cotidiano na Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba(2021) Trevisam, KleberComo alguém se torna aquilo que é? Com esta pergunta inicial, a presente tese de doutorado tem por objetivo realizar a reflexão em torno do processo formativo e seu desenvolvimento profissional do discente de Educação Física, na Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (FEFISO). Como principais referenciais teóricos para o entendimento das narrativas ficcionais presentes, na compreensão do cotidiano e na formação profissional encontram-se os estudos de Peter Spink, Marcos Reigota e Paulo Freire, pois, a partir deles, o refletir sobre o processo formativo do discente no qual a observação do seu cotidiano dentro do ambiente escolar, o olhar e o ouvir do pesquisador se fazem sempre presentes, seja nas lembranças enquanto discente ou enquanto professor. Nas buscas por respostas, estas não são obtidas a partir de entrevistas, formulários ou qualquer outro meio formal, mas, sim, por meio das narrativas decorrentes de encontros informais nos espaços comuns da faculdade, em momentos de sala de aula, quando há posicionamento deles diante de algum fato, e que revelam aspectos particulares deles próprios. De maneira que, ao seu final, a partir da tecitura das respostas às questões iniciais, o “ser professor”, tanto do autor como dos seus alunos, pode ser compreendido a partir das análises presentes no cotidiano da instituição em questão.
- DissertaçãoPor entre corpos, vidas e culturas: um (des)encontro entre a educação física escolar e a educação ambiental(2004) Ribeiro, Leodir FranciscoA partir da metodologia das histórias de vida, da viagem como possibilidade de conhecimentos, o autor mostra o seu encontro, enquanto professor de Educação Física, com a Educação Ambiental. A trajetória de cada um inserida num contexto histórico, político, social, ecológico e cultural pode significar e resultar numa análise das grandes questões contemporâneas. Realiza uma pesquisa a partir de eventos científicos da Educação Física e da Educação Ambiental, onde analisa a produção acadêmica que faz ou propõe uma relação entre a disciplina Educação Física e o tema transversal - Educação Ambiental. Acrescenta-se de uma reflexão de como está a prática da Educação Física e da Educação Ambiental no cotidiano da escola. Termina por apresentar possibilidades de trabalhos, a partir do olhar que se tem sobre a Educação Física e Educação Ambiental, concebida como educação política, propondo novos olhares sobre as questões ambientais.