Navegando por Assunto "Educação física - História - Brasil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA trajetória de um curso em Sorocaba: da Escola Superior de Educação Física à Faculdade de Educação Fisica da ACM(2010) Trevisam, KleberEsta dissertação de mestrado procurou traçar a trajetória do curso de Educação Física em Sorocaba, desde a sua abertura como Escola de Educação Física até os dias atuais como Faculdade de Educação Física da ACM; assim, o presente estudo teve como objetivo, a busca das relações entre as particularidades da instituição estudada e a sociedade sorocabana. Buscaram-se nas consultas à legislação específica, jornais da época, arquivos pessoais de ex-alunos e revisão bibliográfica as fontes que pudessem auxiliar na investigação acerca do seu passado. Conclui-se que houve o “mérito”, não se deve negar, da direção da Organização Sorocaba de Ensino e Cultura (OSEC) em vislumbrar um cenário em que a promulgação do decreto regulamentando a atuação profissional no ensino básico, resultou na valorização daqueles que possuíam a formação superior, associado ao desenvolvimento econômico da cidade e aumento na demanda de profissionais para atuar na escola. Por outro lado, observou-se também que o vislumbre encontrou suas dificuldades, por iniciar um curso superior sem instalações próprias. Neste ponto é inegável a importância da ACM na manutenção sua em Sorocaba, que só aceitou o desafio por encontrar na sua estrutura reais condições para sua manutenção além de vislumbrar também um modo de conseguir destaque entre as outras ACMs existentes.
- DissertaçãoInstitucionalização da educação física e esporte em Sorocaba(2007) Campos, Gilberto Rodrigues deO presente trabalho tem como objetivo o estudo da institucionalização da educação física e do esporte em Sorocaba, resgatando e analisando a memória documental e oral relacionada à educação física escolar e ao esporte, a partir do acervo disponível, bem como sua reconstituição em função da memória viva dos protagonistas. Portanto o texto percorre, em forma de narrativa, parte da história da cidade no que se refere aos sujeitos de estudo. Também, são abordadas as relações estabelecidas entre o esporte e a educação física escolar, sua situação a partir da realidade enfrentada pelos professores. Entrevistas com profissionais da área, muito enriqueceram o trabalho. Nesse estudo percebe-se uma forte influência do esporte na educação física, levando a reflexão das diversas possibilidades educativas atribuídas à ele.