Navegando por Assunto "Educação humanística"
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- TeseColégio Santa Escolástica: a experiência pedagógica beneditina em Sorocaba(2017) Madureira, Maria Aparecida de LimaTendo por objeto material de estudo o Colégio Santa Escolástica (centenária instituição escolar da cidade paulista de Sorocaba), esta tese traz o resultado de uma pesquisa historiográfica que se apropriou da trajetória da instituição com o objetivo de apreender as condições concretas em que a representação social de escola tradicional se concretizou em seu cotidiano pedagógico. Apoiada nas categorias epistemológicas presentes na obra de Justino Pereira de Magalhães: materialidade, representação e apropriação e delimitada pelos anos de 1905 e 1950, a pesquisa se realiza através de fontes primárias e fontes orais, e analisa a institucionalização do projeto educativo da Congregação Beneditina Missionária de Tutzing sob duas perspectivas principais: o ideal missionário da ordem religiosa e as práticas pedagógicas tradicionais. O aporte teórico que dá sustentação à pesquisa historiográfica conta com os estudos de Demerval Saviani e Franco Cambi. A institucionalização do Colégio se efetiva estabelecendo contato com um passado remoto, mas que repercute na modernidade: a condição tradicional não se sustenta apenas nas objetividades das práticas educativas antigas, que sofrem as alterações ideológicas da contemporaneidade, mas também, paradoxalmente, na finalidade singular de um fazer humanista cristão, que tem na educação um dos espaços para realização de seu projeto universal de humanidade e salvação.
- DissertaçãoFormação humanista e conceitos de Pierre Lévy: uma busca por novos sentidos para a educação(2022) Nogueira, Maria Julia MendesO tema desta pesquisa está na interface entre as interações cognitivas, informacionais, sociais e a formação do ser humano, tendo sido gestado durante a participação no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação - GPESTI, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Os estudos de Pierre Lévy foram escolhidos para atender o objeto desta investigação e focam em três conceitos: inteligência coletiva, cibercultura e ciberespaço. A problemática tem como decorrência as seguintes questões: no que consiste na formação humanista? De que forma o estudante pode ser estimulado a atuações éticas e colaborativas no contexto das interações tecnológicas? E como os três conceitos de Lévy anteriormente mencionados podem contribuir para a qualidade dessas interações? A pergunta maior que norteou a pesquisa foi: Como os conceitos propostos por Lévy contribuem para a formação humanista? O estudo trouxe referenciais teóricos educacionais de autores como Edgar Morin, Martha Nussbaum e Paulo Freire. O objetivo geral foi avaliar ideias e conceitos de Lévy que atendam aos pressupostos descritos como sendo essenciais para uma formação humanista. E, tem como justificativa o pressuposto de que as contribuições de Lévy favoreçam o diálogo construtivo e colaborativo entre professor, estudante e suas interações cognitivas, informacionais e sociais, sendo as tecnologias as aliadas para caracterizar uma formação humanista. A metodologia possui três etapas de pesquisa: 1) a definição do estado da questão, para avaliar a originalidade do tema e algum possível problema de pesquisa; 2) um estudo bibliográfico de caráter qualitativo sobre a obra de Lévy; 3) uma análise por categorização, realizada a partir de sete publicações que discutem os conceitos abordados e que, pressupomos, pautam uma formação humanista. Dentre os resultados, destacam-se, primeiramente, a adaptação dos dispositivos tecnológicos ao espaço de aprendizado, aberto e à distância, a fim de favorecer experiências personalizadas e cooperativas em rede. E, ainda, o desenvolvimento de relações com o conhecimento, cujo suporte é o ciberespaço – região em que as comunidades descobrem e constroem seus próprios objetos e onde se reconhecem como coletivos inteligentes e se desenvolve a percepção de que aquele que ensina deve estimular a inteligência coletiva, em vez de ser um mero transmissor de conhecimentos.