Navegando por Assunto "Educação infantil"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA formação e a capacitação docente e o transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise sobre a produção acadêmica de 2012 a 2022(2023) Mondini, Luciane AparecidaVinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-UNISO), a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre a formação e a capacitação do docente que atua, em sala de aula regular, com alunos da Educação Infantil diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA põe diversas dificuldades ao desenvolvimento humano e, para amparar a pessoa com o diagnóstico, é necessário o comprometimento de inúmeros profissionais envolvidos com a educação, além da contribuição e empenho dos familiares dos alunos. Nesse contexto, para que o aluno com TEA desfrute de interação social, é importante uma escola inclusiva para desenvolver as habilidades que necessita vivenciar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é levantar e analisar trabalhos acadêmicos produzidos entre 2012 e 2022 sobre a capacitação e a formação do docente para atuação na Educação Infantil com alunos diagnosticados com TEA. Para o alcance desse objetivo, no que tange à metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento mostra reduzido número de textos que abordam a formação dos docentes, de maneira abrangente, com foco na capacitação para prática com alunos diagnosticados com TEA. No entanto, nos textos analisados, percebe-se que tanto o sistema público quanto o particular de ensino são falhos na inclusão de alunos com deficiência nos bancos escolares, apresentando uma situação de despreparo dos docentes para atuar em sala de aula com alunos diagnosticados com TEA. Os sistemas demonstram dar pouco amparo financeiro para aprimorar e capacitar os docentes, tampouco para contratar profissionais especializados para auxiliar na atuação em sala de aula.
- DissertaçãoCotidiano da creche Sabiá : ecologizando a educação infantil(2005) Pereira, Kátia ReginaO objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar o trabalho educativo desenvolvido pela Creche “Ettore Marangoni”, uma escola pública infantil, localizada na Vila Sabiá, Sorocaba/SP, dentro do enfoque ecológico e sócio-interacionista. Dentro de uma abordagem qualitativa, procuro rever a trajetória do processo educacional, por meio de narrativa e fragmentos do cotidiano de experiências educativas vividas pelas crianças, suas famílias,, educadores e comunidade ao redor. As ações tentam demonstrar como experiências da implantação de uma proposta pedagógica com abordagens ecológicas podem contribuir e promover uma educação eficaz e, quem sabe, um futuro com uma melhor qualidade de vida.
- DissertaçãoDesempenho escolar em crianças prematuras : concepções de professores, pais e alunos(2003) Amaral, Lilian PintoA melhora dos cuidados intensivos neonatais tem proporcionado a sobrevida de crianças com idades gestacionais cada vez menores. Muitos estudos contemporâneos direcionados à esta população de recém-nascidos prematuros, têm apontado para a relação entre prematuridade/ baixo peso e dificuldades escolares. Baseando-se nos pressupostos acima, conduziram-se os objetivos desta pesquísa que pretendeu analisar a concepção de professores, pais e alunos sobre o desempenho escolar de 10 crianças nascidas prematuras de baixo peso e que estavam cursando os primeiros anos do ensino fundamental. O estudo teve como participantes as mães das crianças, as professoras e as próprias crianças. Todos foram entrevistados, e os dados analisados. Obteve-se como principais resultados que o grupo de crianças com história de prematuridade e baixo peso aqui estudado, apresentou alguns comportamentos e dificuldades de aprendizagem comuns a todas, diferindo no grau de comprometimento em cada uma delas, como dificuldade de atenção, irrequietude motora, dificuldade no raciocínio lógico, escrita e leitura.
- DissertaçãoPráticas pedagógicas com textos jornalísticos pelo letramento cientifico na educação infantil : relato de experiência baseado em observação docente(2025) Celestino, Marcio JoséEsta pesquisa de abordagem qualitativa é guiada pela seguinte questão norteadora: “Como reportagens jornalísticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) podem ser utilizadas em práticas pedagógicas na Educação Infantil com a intenção de pré-letramento científico no cotidiano escolar das creches?” O objetivo geral desta pesquisa é registrar práticas pedagógicas com reportagens jornalísticas de CT&I na Educação Infantil que se prestem, potencialmente, ao pré-letramento científico. Para que seja possível atingir tal fim, são objetivos específicos: i) identificar a partir da percepção docente a viabilidade do pré-letramento científico na EI (creche); ii) investigar como ocorre a transposição didática do gênero textual, através de sequência didática, em consonância com os eixos norteadores da Educação Infantil. Com aporte teórico nas relações socioculturais construídas no espaçotempo da infância, trago a formação de conceitos a partir de Vygotsky (2009) e a reportagem, enquanto meio de comunicação, pelas lentes de Lage (2004), Profeta (2021) e Traquina (2023a; 2023b). Para elucidar a aprendizagem científica o aporte está vinculado aos estudos de Sasseron (2018) e sobre práticas pedagógicas a base está em Imbernón (2011) e Tardif (2009). O alicerce para a transposição didática está nos estudos de Almeida (2007) e Chevallard (1991;2013) e, para sequência didática, o apoio teórico nas pesquisas de Zabala (1998). Enquanto procedimentos metodológicos, sete educadoras foram convidadas a elaborar e aplicar uma sequência didática, a partir de reportagens jornalísticas de CT&I com temas pertencentes ao universo infantil. Essas aulas foram observadas com base em um instrumento de observação do tipo checklist, adaptado de Roberson (2006), e dividido em quatro eixos: (1) “conhecimento sobre o assunto”; (2) “organização e clareza da apresentação”; (3) “estratégias de ensino” e (4) “respondendo e fazendo perguntas”. Tais eixos direcionaram as análises reconstrutivas. Concluiu-se que a Educação Infantil oscila, historicamente, entre abordagens preparatórias e espontaneístas, muitas vezes desconsiderando a importância da ciência nesse nível, o que reforça a necessidade de se valorizar a creche como um ambiente educativo fundamental para o desenvolvimento infantil. Assim, a pesquisa evidencia que a transposição didática de reportagens jornalísticas de CT&I pode contribuir para o letramento científico das crianças bem pequenas, desde que respeite sua singularidade e utilize o brincar e a interação como meios essenciais para a aprendizagem.
- DissertaçãoSubsídios à reflexão : a formação do educador infantil em questionamento(2003) Pletsch, Glaucí KuhnNão apresenta resumo.