Navegando por Assunto "Ensino religioso"
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- TeseMulheres plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica(2015) Gomes, Calil de SiqueiraMulheres Plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica é uma tese construída na linha de pesquisa História e historiografia: políticas e práticas escolares, perpassando pelo fio condutor a História das Mulheres, como fruto de análise de discursos tradicionais que reforçavam a figura de submissão das mulheres no cenário de educação religiosa do Catolicismo Ultramontano. Nesse caso, a visibilidade feminina e a sua busca de mobilidade nos espaços de poder dentro da história, perpassou pelo crivo da educação, bem como pelo processo de civilização e emancipação, que outrora fazia da condição feminina uma situação de dominação e submissão masculina, que analiticamente nas visões bíblicas e históricas são reforçadas pela ideologia da fragilidade feminina. O recorte temporal da pesquisa compreendeu fins do século XIX e início do século XX (1859 até 1963), mediante uma revisão bibliográfica sobre a educação feminina, a história das mulheres e o papel da Igreja Católica justificando alguns fragmentos que continham uma educação moral e rígida. E, ao mesmo tempo a Igreja Católica que por vocação natural de ensinar, abriu campos e espaços para que a educação feminina confessional tivesse o seu devido lugar, não substituindo a educação laica do cenário político tradicional e conservador, que à época mantinha poucos interesses em emancipação feminina, atrelando a condição feminina submissa ao domínio masculino. Contudo, no final do século XIX, aconteceu a crise modernista (valores, princípios morais, éticos e políticos), e reforçou o ideal da educação feminina em colégios religiosos, pois fazia parte das estratégias ultramontanas em querer recristianizar toda a sociedade, na formação de mães e esposas aptas para o desenvolvimento da nação brasileira, como exemplificou o Colégio Santa Escolástica de Sorocaba, com sua proposta pedagógica e formação cultural, que desde 1906 corrobora com a história da educação em Sorocaba.
- DissertaçãoO ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky (2021-2022)(2022) Salerno, Selma Aparecida PintoEste estudo trata da orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sobre o componente curricular ensino religioso e como ocorreu sua Aplicação na Escola Municipal Matheus Maylask”, entre os anos 2021-2022. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Esta é uma pesquisa documental bibliográfica, onde a revisão bibliográfica objetivou a compreensão do percurso legal e escolar traçado pelo Ensino Religioso nos diferentes períodos da História do Brasil: colonial, imperial e republicano. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a concepção e a orientação do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. A leitura e estudo da BNCC buscou a compreensão da concepção e orientação deste componente curricular, em específico, na sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. Foram analisados o percurso legal e o atual conjunto de leis vigente que normatizam o ensino religioso escolar. Foram observadas mudanças ocorridas na concepção deste componente curricular na legislação e na sua aplicação escolar à atual concepção adotada pela BNCC. O ensino religioso sofreu mudanças de concepções, passando do confessional, interconfessional ao atual ensino do respeito e acolhimento à pluralidade religiosa do Brasil. A partir do currículo paulista, dos documentos oficiais da Secretaria da Educação de Sorocaba, do Projeto Político Pedagógico e dos registros dos professores, buscou-se compreender a aplicação do ensino religioso na Escola Municipal Matheus Maylasky da Rede de Ensino Municipal de Sorocaba com vistas à observação da atual LDB, que assegura o respeito à diversidade cultural religiosa e veda qualquer forma de proselitismo.