Navegando por Assunto "Ensino superior - História - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA Faculdade de Tecnologia de Sorocaba: antecedentes e primeiros anos (1971-1981)(2008) Silva, Flora Cardoso daO objetivo desta pesquisa é estudar a história da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC), desde as origens (1971) até 1981. Metodologicamente trabalhou-se do geral para oparticular: da trajetória do ensino técnico no Brasil ao sistema Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza , no qual a FATEC-Sorocaba se inclui. Analisou-se o contexto social e político do país e da cidade de Sorocaba no período abordado. Como fontes foram utilizados documentos oficiais da escola, legislação, jornais da época, entrevistas e bibliografia específica sobre o ensino técnico-tecnológico. Pôde-se constatar que parte da sociedade sorocabana pleiteava uma faculdade pública de engenharia, mas a política educacional da ditadura civil-militar do Movimento de 1964 respondeu com o oferecimento de cursos de tecnologia, fora das universidades, com custos reduzidos e para um público diferenciado. Este fato marcou a identidade da FATECSorocaba e gerou contradições no seu cotidiano.
- DissertaçãoA origem da Faculdade de Direito de Sorocaba(2021) Guzmán, Maria Fernanda de Oliveira CagliariEsta dissertação apresenta e historia a criação de uma faculdade de direito na cidade de Sorocaba a partir dos fatores que determinaram a implantação de um curso jurídico no interior do estado. Ainda, identifica o contexto educacional da cidade à época e as influências políticas e sociais locais que possibilitaram a instalação do curso, resgatando informações da criação e do desenvolvimento da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). A pesquisa verifica por que a Sorocaba, que emergia no cenário econômico do país nos anos de 1950, reunia condições para a instalação do ensino superior, e lança a hipótese a ter sido a presença da Igreja Católica significativa na expansão educacional da cidade, como acontecia em relação à educação do país em geral. A ideia de instalação de um curso superior voltado ao ensino jurídico na cidade de Sorocaba surgiu no início dos anos de 1950, quando o Padre André Pieroni Sobrinho e os advogados Hélio Rosa Baldy e José Pereira Cardoso sugeriram que o então deputado estadual, Gualberto Moreira, apresentasse à Assembleia Legislativa uma proposta para a criação da Faculdade de Direito. A Faculdade efetivamente se tornou realidade pela adesão do empresariado local, ávido pela formação de profissionais qualificados para atender as demandas de uma Sorocaba que se transformava. Constatou-se, assim, que a criação e a instalação da Faculdade de Direito de Sorocaba foram frutos dos esforços de segmentos da sociedade local, que aderiu à causa e não mediu esforços para tornar realidade o sonho de um curso jurídico na cidade.
- DissertaçãoA trajetória de um curso em Sorocaba: da Escola Superior de Educação Física à Faculdade de Educação Fisica da ACM(2010) Trevisam, KleberEsta dissertação de mestrado procurou traçar a trajetória do curso de Educação Física em Sorocaba, desde a sua abertura como Escola de Educação Física até os dias atuais como Faculdade de Educação Física da ACM; assim, o presente estudo teve como objetivo, a busca das relações entre as particularidades da instituição estudada e a sociedade sorocabana. Buscaram-se nas consultas à legislação específica, jornais da época, arquivos pessoais de ex-alunos e revisão bibliográfica as fontes que pudessem auxiliar na investigação acerca do seu passado. Conclui-se que houve o “mérito”, não se deve negar, da direção da Organização Sorocaba de Ensino e Cultura (OSEC) em vislumbrar um cenário em que a promulgação do decreto regulamentando a atuação profissional no ensino básico, resultou na valorização daqueles que possuíam a formação superior, associado ao desenvolvimento econômico da cidade e aumento na demanda de profissionais para atuar na escola. Por outro lado, observou-se também que o vislumbre encontrou suas dificuldades, por iniciar um curso superior sem instalações próprias. Neste ponto é inegável a importância da ACM na manutenção sua em Sorocaba, que só aceitou o desafio por encontrar na sua estrutura reais condições para sua manutenção além de vislumbrar também um modo de conseguir destaque entre as outras ACMs existentes.
- DissertaçãoA Universidade de Sorocaba e uma história do seu curso de História: 1955-1994(2005) Dutra Júnior, JoemirEsta dissertação, ao pesquisar alguns aspectos do ensino universitário brasileiro, observa a desproporção existente entre o número de universidades públicas e o de universidades privadas, que somam uma quantidade bem maior. A UNISO, como uma universidade privada, reflete, em seu contexto micro- histórico, parte do desenvolvimento que estas universidades tiveram dentro das últimas décadas da evolução histórica brasileira. O curso de História da UNISO, por sua vez, não esteve imune à evolução das características que marcaram as mudanças no ensino superior brasileiro no mesmo período. No desenvolvimento da pesquisa revelam-se mecanismos que apontam para a expansão da rede privada com recursos públicos, subsídios e isenções fiscais. O Ensino Superior Brasileiro, historicamente elitizado, acaba também sendo uma forma de concentração de capital.
- DissertaçãoAs origens da educação superior em Sorocaba: a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras(2015) Rossini, Leonardo de LimaEsta pesquisa analisa, historicamente, a formação e a institucionalização do processo de educação superior em Sorocaba com as instalações da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e da Faculdade de Medicina. Contribuindo para a historiografia local, este trabalho lança a hipótese de como essas primeiras instituições de educação superior foram resultado de uma série de articulações políticas envolvendo o poder público municipal, o setor industrial e a Igreja Católica. Apesar dessas articulações resultarem concretamente com a instalação de dessas duas faculdades é de se ressaltar que os resultados foram surpreendentes se considerarmos que no final do Estado Novo, em 1945, encontrara uma Sorocaba numa situação bastante desfavorável às tentativas de se afirmar como um centro de educação superior. A ideia da instalação das primeiras faculdades da cidade de Sorocaba, começou a ser constituída com o prefeito Gualberto Moreira, o industrial José Ermínio de Moraes e o Cônego André Pieroni Sobrinho. Esta pesquisa ainda destacou Pe. André Pieroni: professor e político que foi um dos grandes responsáveis pela criação das primeiras Faculdades de Sorocaba, porém, nunca se juntou esses fatos para a elaboração de um trabalho que discuta a história da educação superior na cidade e a sua participação nesse processo. Três expressões da materialidade histórica se configuram como ferramentas de pesquisa: as fontes documentais localizadas, organizadas, examinadas e sistematizadas criando o corpo metodológico. Os procedimentos de análise, potencializados, por meio da produção historiográfica sobre a história da educação superior no Brasil, no período da década de 1950.
- TeseO processo de criação da Universidade de Sorocaba: (1988-1994)(2016) Venanzi, DélvioO tema desta tese é o processo de criação da Universidade de Sorocaba (Uniso), no período de 1988 a 1994. A pesquisa foi realizada por meio de consultas em jornais da cidade e da Faculdade de Filosofia (FAFI), documentos internos, livros de atas, projetos de Leis na Câmara Municipal, artigos diversos, dissertações e teses. O estudo mostra que não havendo a possibilidade de trazer uma universidade pública para a cidade de Sorocaba, por fatores políticos não favoráveis à cidade, a mantenedora da FAFI - Fundação Dom Aguirre (FDA) -, o poder público, empresários e pessoas do setor acadêmico deram apoio e concentraram as forças para a criação de uma universidade não pública, efetivamente, a partir de 1988, após preparo do que era necessário. O recorte temporal do estudo se estende até o ano 1994, com o reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação (CFE), da Universidade de Sorocaba.
- DissertaçãoOrigem da fundação da primeira faculdade de engenharia de Sorocaba: Facens : uma história de contribuição para o desenvolvimento tecnológico da região(2006) Almeida, Christina Camilla Antunes deEste trabalho aborda a origem e a fundação da FACENS – a primeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Fundada em 1976 por Alexandre Beldi Netto, empresário sorocabano do setor de telecomunicações, a FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana, uma sociedade civil sem fins lucrativos, foi constituída segundo os efeitos da Reforma Universitária de 68 que mudou totalmente o perfil das instituições de ensino superior no Brasil. Idealizada justamente num período de impactantes transformações sociais, o Regime Militar, a FACENS foi estruturada física e pedagogicamente segundo as orientações da Lei nº 5.540 e dos parâmetros estabelecidos pela “A Nova Concepção do Ensino de Engenharia no Brasil”, 1977, a coletânea de documentos publicada pelo MEC, concebida por Comissões de Especialistas do Ensino de Engenharia, pelo DAU – Departamento de Assuntos Universitários e pelo Conselho Federal de Educação. Essa coletânea continha ampla e profunda revisão feita nos currículos dos cursos de Engenharia que vigoravam no país desde a publicação do Parecer nº 280/62, de 19/10/1962, que pela primeira vez estabeleceu os currículos das diversas áreas de especialização em Engenharia. Essa revisão deu origem à Resolução nº 48/76. Além disso, a FACENS também observou as recomendações e critérios específicos para os cursos de Engenharia divulgados em “Curso de Engenharia – Autorização, Reconhecimento e Funcionamento”, outra coletânea do MEC/DAU publicada em agosto de 1977, para servir de subsídio na reestruturação dos currículos plenos, e composição dos novos, e aprimoramento da qualidade do ensino. Esta pesquisa faz um levantamento histórico-educativo da trajetória da FACENS enfatizando sua origem e fundação, considerando, segundo Dario Ragazzini (1999): a) o estudo da educação numa conotação pluridisciplinar dos fenômenos, a reflexão multiforme em torno do objeto, dos fatos e processos formativos estudados por meio das diversas variáveis que intervieram na origem e fundação da FACENS b) o tempo – no âmbito da reflexão do fato (a fundação da FACENS) que se constituiu em relação às mudanças educativas, formativas e cognitivas ocorridas. 6 Um tempo que não é abstrato, mas repleto de experiências e relações colocado num espaço concreto. Um tempo de vida operativo e relacional. A maior parte das fontes primárias consultadas pertencem aos arquivos da FACENS.
- DissertaçãoUma contribuição para a história da disciplina História da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba-UNISO(2005) Sá, Nívea Vasconcelos de AlmeidaEste trabalho versa sobre a disciplina História da Educação no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, hoje Universidade de Sorocaba (UNISO). Com a intenção de dar uma contribuição para o estudo da História das Disciplinas, mais especificamente para o estudo da disciplina História da educação no curso de Pedagogia naquela Instituição de ensino é que nos propomos a investigar como a referida disciplina se constituiu como disciplina acadêmica no curso de Pedagogia. Esta pesquisa apresenta também os diferentes momentos do processo de construção histórica da Faculdade, destacando-se, em especial a história do curso de Pedagogia nesta Instituição de ensino, responsável pela formação de docentes implicados hoje na formação das séries iniciais do ensino fundamental e que durante muitas décadas da existência do curso na Instituição pesquisada foi também responsável pela formação de professores do ensino normal. Para apresentar esse estudo, apresento em um primeiro momento a Instituição e estabelecimento da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, para logo a seguir descrever os contornos históricos e legais da criação do curso de Pedagogia e a constituição e trajetória da disciplina História da Educação no curso.