Navegando por Assunto "Escola pública"
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- DissertaçãoEscola Municipal de Primeiro Grau e Ensino Supletivo Matheus Maylasky: a municipalização desejada(2005) Ferraz, Elen Cristina de Oliveira FerreiraEste trabalho procurou analisar o processo de municipalização da Escola Municipal de Primeiro Grau e Ensino Supletivo “Matheus Maylasky”, ocorrido no município de Sorocaba, Estado de São Paulo, ano de 1996. A análise se desenvolveu, através de quatro perspectivas que se entrelaçam ao longo do trabalho: um estudo sobre elementos da Escola Pública, enfocando sua origem e crise atual; uma conceituação de municipalização que dialoga com a produção já existente; um breve histórico do município de Sorocaba enfocando a Fundação da Escola Primária Ferroviária e o panorama educacional sorocabano de 1996 relacionando elementos da escola pública estadual e municipal sorocabana; uma análise dos acontecimentos que marcaram o processo de municipalização da escola em questão, objetivando apanhar o fazer concreto dos homens na sua constituição enquanto sujeitos históricos.
- DissertaçãoO Centro de Estudos de Línguas de Sorocaba: 1989 a 2003(2005) Schmidt, Maria Amélia dos ReisEste trabalho relata a criação dos Centros de Estudos de Línguas da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, realizada em 1987, bem como a legislação que os rege. Trata-se de uma instituição voltada para o ensino de línguas modernas, destinada aos alunos das escolas estaduais, aos quais abriu a oportunidade de realizar este estudo de forma gratuita, permitindo-lhes ampliar os meios de expressão e o acesso a saberes de outras culturas. À Diretoria de Ensino compete a implantação e acompanhamento das ações do Centro instalado em uma escola a ela subordinada e que ofereça localização de fácil acesso, assim como espaço físico disponível. Esta pesquisa buscou conhecer especificamente o Centro de Estudos de Línguas “Antonio Padilha” de Sorocaba, SP, cuja história registramos desde 1989, ano de sua criação, até 2003, verificando seu desenvolvimento e a eficiência do trabalho realizado. Também foram foco deste trabalho os diferentes métodos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras utilizados, que foram analisados a partir de documentos cedidos pela coordenação do Centro, aplicação de questionário aos professores e participação em ações ali realizadas. Diante dos resultados obtidos, julgamos importante registrar a existência dos Centros de Estudos de Línguas como um referencial no ensino-aprendizagem de línguas modernas.