Navegando por Assunto "Farmacognosia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAvaliação das características físicas e biofarmacotécnicas de comprimidos preparados com farelo da fécula e farelo da farinha da mandioca, usando uma máquina de compressão instrumentada(2011) Orsi, Valéria de CamposNeste trabalho, foi projetado, construído e testado uma máquina de compressão instrumentada, denominada Máquina de Compressão da UNISO (MCU). A MCU foi montada sobre uma prensa hidráulica manual, podendo transmitir uma força de compressão ao pó ou grânulo em estudo, através da sua prensa hidráulica, de até 15 toneladas-força. O conjunto de punções e a matriz foram usinados usando aço VND e VC 131 respectivamente, com dureza adequada para suportar os esforços oriundos do processo de fabricação dos comprimidos. Para medir a força de compressão, assim como o deslocamento do punção superior, transdutores foram instalados em posições específicas na máquina de compressão. Os sinais analógicos enviados pelos transdutores instalados na MCU foram processados por um ADC de 16 bits. A interface homem-máquina e o sistema de aquisição de dados necessários para operar a MCU, foi desenvolvido usando a linguagem de programação LabView. Os objetivos deste trabalho foram testar a MCU e fazer a caracterização das propriedades físico-químicas de comprimidos de liberação rápida, oriundos de formulações experimentais, quando submetidos a forças de compressão diferentes. Foram utilizados como principais excipientes dois subprodutos provenientes da indústria de processamento da mandioca, geralmente descartados ou subutilizados, que são os farelos da farinha (Ffa) e da fécula (Ffe) da mandioca de linhagem IAC 13. Os resultados dos testes físico-químicos e farmacotécnicos, envolvendo o Ffa e Ffe foram comparados com os obtidos da análise de outra formulação que usa o mesmo fármaco modelo, porém tendo como principal excipiente o Amido 1500. Os comprimidos produzidos usando o Ffa, Ffe e o Amido 1500 foram analisados através de testes farmacopéicos e por estudos teóricos propostos por Walker e Heckel. A MCU apresentou versatilidade, produzindo informações em tempo real e precisas dos processos físicos durante a produção dos comprimidos. O estudo dos farelos como excipientes em comprimidos produzidos com pressões mais elevadas indicam características físicas semelhantes às apresentadas pelo Amido 1500, confirmando estudos anteriores que os farelos têm potencial como desintegrante em forma farmacêutica de comprimido.
- DissertaçãoEfeitos do cogumelo Lentinula edodes (shiitake) na exposição materno-fetal ao metotrexato(2014) Frizo, ItaloO emprego de cogumelos medicinais, como recurso de prática generalizada na medicina popular e tem aumentado acentuadamente nas últimas décadas. A utilização do Lentinulaedodesvem crescendo significativamente e, em alguns países é utilizado tradicionalmente por suas propriedades terapêuticas. Neste trabalho pretendeu-se a avaliar o efeito protetor do Lentinulaedodes sobre uma droga imussupressora (metotrexato) em modelo gestação em ratas. Foram utilizadosos seguintes tratamentos: Lentinulaedodes 0.4g/kg/dia (SI), Lentinulaedodes 0.8 g/kg/dia (SII), metotrexato 0.20 mg/kg/dia (MTX), Lentinulaedodes 0.4g/kg/dia + metotrexato 0.20 mg/kg/dia (SIMTX), Lentinulaedodes 0.8 g/kg/dia + metotrexato 0.20 mg/kg/dia (SIIMTX). Foram avaliados os parâmetros bioquímicos sanguíneos maternos (ATL, AST, creatinina, ureia e estresse oxidativo) e morfológicos fetais. Os resultados obtidos indicam que a amostra de Lentinulaedodes utilizadaencontrou-se dentro dos parâmetros descritos na literatura para as concentrações de glucanas e de compostos fenólicos.Tanto o Lentinulaedodes (SI e SII) quanto o MTX,como as associações (SIMTX SIIMTX) não promoveram efeitos de toxicidade materna, entretanto em todos os tratamentos observou-se efeito fetotóxico. O Lentinulaedodes apresenta um efeito importante sobre a capacidade reprodutiva das ratas durante o período de pré--implantação, sendo que este reverte os efeitos deletérios promovidos pelo MTX nesta fase. Pode-se concluir que a utilização doLentinulaedodes como protetor na exposição ao metotrexato deve ser considerada para se evitar abortos espontâneos, entretanto, por apresentar efeitos fetotóxicos, suas doses devem ser bem definidas.
- DissertaçãoSubsídios para a implantação da fitoterapia no município de Volta Redonda/RJ(2011) Gonçalves, Nylza Maria TavaresO emprego de plantas medicinais pelas Secretarias Municipais de Saúde como um primeiro passo para a implantação da Fitoterapia, em atendimento à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e, consequentemente, às Práticas Integrativas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), é um importante recurso para a melhoria da atenção primária à saúde. Um estudo da população da cidade na qual se deseja estabelecer essa terapêutica é fundamental para o sucesso desse processo. Neste trabalho, o levantamento de dados foi realizado a partir de um questionário semiestruturado aplicado em uma amostra de 485 usuários do SUS na cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, no período de setembro a outubro de 2010. Esta ferramenta de pesquisa foi elaborada com perguntas sócio-demográficas e pertinentes ao uso de plantas medicinais, com o objetivo de traçar o perfil da população estudada. Através dos resultados obtidos verificou-se que 71% da população entrevistada faz uso de plantas medicinais com 914 registros de espécies vegetais, representando uma média de 2,6 plantas/usuário. Das espécies vegetais mais utilizadas pela população em estudo cinco se destacaram o boldo (Pneumus boldus M.), a erva cidreira (Melissa officinalis L.), o hortelã (Mentha arvensis L.), o guaco ( Mikania glomerata S.) e a camomila (Chamomilla recutita L) representando 49,32% das plantas medicinais citadas. A maior incidência de uso, assim como a presença destas espécies vegetais na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS) e/ou na “Lista de Medicamentos Fitoterápicos de Registro Simplificado” foram os critérios adotados para a seleção das plantas medicinais. A partir deste levantamento foram determinados os métodos de controle físico-químico e microbiológicos necessários à garantia da qualidade dessas espécies vegetais. Pelos resultados obtidos, entende-se, que este trabalho representa a primeira etapa necessária para a implantação efetiva da fitoterapia, no município de Volta Redonda,/RJ.